A saga do jogo que deu o primeiro título mundial ao Santos vira livro

“Existem histórias que precisam ser contadas sempre, a história desse jogo é uma delas”, é dessa maneira simples e direta que o escritor Odir Cunha define seu mais novo livro, Donos da terra, da Editora Realejo (184 páginas, R$ 35, em média), narra de maneira inédita todos os momentos do jogo Santos x Benfica, em 1962, que deu o primeiro título mundial interclubes para o clube da baixada santista, e que nesse ano comemora o 45º aniversário.

Para fazer o livro, Odir não se ateve a entrevistar apenas os heróis do Santos. Ele foi buscar o outro lado da história: os jogadores do Benfica, entre eles Eusébio, Simões, Zé Augusto, Humberto, Cruz e Mário João, destes, só último não esteve em campo, pois decidiu trocar a carreira de jogador para ser funcionário de uma empresa, dias antes da partida final. A história do lateral-direito do Benfica é uma das informações, entre outras, do livro.

Com o relato do time adversário foi possível também, pela primeira vez, ter um relato dos 2 gols feitos pelo Benfica. Pela primeira vez o perdedor é tratado com a devida reverência. Afinal, o Benfica era o bicampeão europeu, tinha a base da Seleção de Portugal e a partida só pôde entrar para a história porque os portugueses não apelaram, mesmo sendo goleados em seu estádio.

Há também a contextualização histórica, que mostra bem como era aquela época turbulenta do início dos anos 60, relembrando fatos acontecidos naquele dia, mês e ano. O jogo é descrito lance a lance, em detalhes precisos. É uma grande vantagem, já que alguns sites esportivos atuais erram até na ficha técnica da partida. Além disso, o livro traz as dúvidas dos técnicos, as expectativas da imprensa de Brasil e de Portugal, enfim, os bastidores e as conseqüências desta partida para os destinos de Santos e Benfica.

Além das histórias, curiosidades e detalhes da partida, o livro tem outra preciosidade: 10 fotos inéditas do jogo, extraídas diretamente dos fotogramas do Canal 100, o único registro conhecido do jogo. Não há fotos dessa partida e essas cenas nunca foram mostradas. Inclusive, uma delas ilustra a capa.

Segundo o autor nunca um título mundial seria novamente conquistado com uma vitória de goleada sobre um bicampeão europeu e no campo do adversário. E isso numa época em que se vivia o auge do futebol-arte, os rivais tinham um craque como Eusébio, e representavam a base da Seleção de Portugal que humilharia o Brasil quatro anos mais tarde, na Copa da Inglaterra. Com esses argumentos, para Odir “este jogo é o mais importante da história do Santos, da carreira de Pelé e, por extensão, de um time brasileiro de futebol”.

A orelha do livro é do também jornalista Xico Sá, que dá o tom do conteúdo do livro da seguinte maneira: “Por mais que você, amigo, saiba e tenha visto imagens sobre a noite em que o Santos F.C. conquistou a terra, no glorioso 11 de outubro de 1962, mesmo assim encontrará neste livro um baú de novidades e arrepios que voltam à flor da pele como em um desses momentos em que falamos de coisas sagradas e sobrenaturais”.

O lançamento do livro será feito no próximo dia 26, no Bar Paulicéia, na rua dos Pinheiros, 473, a partir das 19 horas.

Anúncios

9 comments so far

  1. Daniel Peixe on

    Interessantíssimo. Quero muito este livro, espero que não esteja muito caro.

    E parabéns pelo texto, muito bom.

  2. Odir Cunha on

    Daniel, o livro não será caro. Espero você na noite de segunda. leve os amigos santistas. Dorval, Lima, mengálvio, pepe e Zito estarão lá. Abraço.
    Odir Cunha

  3. magazine on

    meu cliente esta a procura desse livro, minha revistaria esta no shopping sao roque sp como adquiro este para revenda? obrigado

  4. Wanderley Jr. on

    Estou a procura deste livro para presentear um amigo, mas até o momento não o encontrei. Onde consigo comprá-lo.

    Abs,

  5. Jurandir Pereira Mantovani on

    O livro está à venda na Livraria Cultura. Pode ser adquirido pelo site. Acredito que também na Saraiva e no Submarino. Para falar direto com a editora, que é a Realejo, de Santos, o e-mail é realejolivros@terra.com.br e o telefone é 55 – 13 – 3289-4935 (loja) e 3877-4962 (Shopping), falar com sr. Jose Luiz Tahan.

  6. Carlos Virgilio Nepomuceno on

    Este livro é ótimo. Muito bem pesquisado e com um texto gostoso de ler.
    O Santos tem sorte de ter escritores conceituados como Odir Cunha e José Roberto Torero que se dedicam a contar sua história.
    Esse Odir hoje é um dos grandes escritores brasileiros do futebol. Espero que escreva também sobre outros times. É injusto dedicar-se apenas ao Santos.

  7. SILVIO on

    AHAM, OTIMO LIVRO MAS DIFICIL DE ACHAR…VIERAM DOIS CLIENTES ATRAS DESSE PRODUTO MAS NÃO CONSIGO ATENDE LOS POIS NÃO RECEBI…OBRIGADO

  8. FERNANDO BRASIL on

    Onde poderia encontrar o Livro os donos da Terra em Fortaleza/CE relativo ao mundial conquistado pelo Santos

  9. Dayane on

    Olá!
    Você pode encontrar o livro “Donos da terra” do Odir Cunha no site da Livraria Cultura.
    um abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: