Livro debate Revolução Russa e lança luzes sobre política no século XX

O livro Revolução Russa: uma história em debate, de Alexandre Hecker, que será lançado na Livraria da Vila no dia 5 de dezembro, dirige-se aos interessados em analisar o universo histórico-político do século XX e dele aproveitar o conhecimento para interpretar o mundo atual.

O estudo da Revolução Russa, e do sistema entendido como comunista, por ela implantado na Rússia, admite interpretações variadas e não raramente polêmicas: é ainda uma questão em aberto!

Para fazer a sua Revolução e criar a URSS, os comunistas concentraram a autoridade nas mãos de Vladimir Lênin – uma figura política que chegou a ser vista por muitos como a principal personalidade política do século XX. Este ditador “bem intencionado” morreria em 1924, deixando atrás de si a possibilidade de instituição de um autoritarismo semelhante ao que os nazistas viriam a implantar na Alemanha.

Assim, no início do século XX, após uma guerra avassaladora como a de 1914-1918, seguiram-se a Revolução Russa e posteriormente o recrudescimento do nazismo. Compreender a forma como a Revolução Russa participou da trama que geraram estes fenômenos é certamente dar um passo fundamental para participar conscientemente do mundo contemporâneo.

O livro, na opinião da historiadora Lená Medeiros de Menezes, busca “(re) interpretar o papel da Revolução de outubro de 1917 no mundo contemporâneo: o impacto de suas propostas de transformação, a forma pela qual influenciou as massas, os mecanismos de controle e combate que ensejou, e as lutras travadas nos campos político e simbólico.”

Por tudo isto, o livro de Alexandre Hecker reveste-se de importância objetiva e oportuna, à medida que proporciona ao leitor a compreensão de todo o desenrolar do movimento revolucionário e do desafio em que se constituiu a contrução do novo.

Redigido em linguagem acessível, sem perder o rigor científico, o trabalho extrapola o universo acadêmico para se constituir em referência primeira para aqueles que se interessem em melhor compreender o século XX, tão repleto de movimentos, paixões e perplexidades.

Lançamento:
05 de dezembro, das 19 às 21h
Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho)
Revolução Russa: uma história em debate, de Alexandre Hecker, Editora Expressão e Arte.

Anúncios

1 comment so far

  1. Maria Izilda Matos on

    Neste ano de tantas comemorações sobre os 90 anos da Rev. Russa, a obra vem contribuir para as reflexões criticas sobre o tema, através de um texto bem constituido, mas simultaneamente agil e de leitura envolvente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: