Uma noite curitiboca na livraria

Evento traz bate-papo, fotos, música e coquetel para brindar livro ‘Curitibocas – Diálogos Urbanos’

Uma noite para “curitiboca” nenhum botar defeito. Assim pode ser definida a próxima sexta (14) para quem for na Livrarias Curitiba do Shopping Estação a partir das 19h30. Os autores do livro “Curitibocas – Diálogos Urbanos”, João Varella e Cecilia Arbolave, farão um bate-papo literário. A apresentação estará a cargo do jornalista e blogueiro Alessandro Martins.

Também haverá uma exposição da fotógrafa Bruna Bazzo com os retratos dos personagens do livro. O cantor e compositor Plá, um dos entrevistados do “Curitibocas”, marcará presença com um pocket show. Para fechar o evento, será servido um coquetel. A entrada é gratuita.

“Curitibocas – Diálogos Urbanos” reúne 17 profundas entrevistas com interessantes personalidades curitibanas. O artista plástico Edilson Viriato, o ciclista (e super-herói?) Oilman, o cantor Ivo Rodrigues e a bruxa contadora de histórias Mila Behrendt são alguns dos personagens (veja a lista completa aqui). Os interessados poderão pegar autógrafos dos autores e dos entrevistados que lá estarão.

O livro
A obra traz à tona as histórias e opiniões de personalidades de Curitiba por meio de entrevistas. Todas as conversas são conectadas por uma história fictícia. Darcy é o enigmático protagonista que acidentalmente fica preso em Curitiba e conduz os diálogos em sua jornada pela cidade.

Para elaborar a lista das personalidades, escolher o título e elaborar a história, os escritores contaram com a colaboração dos internautas. Em abril foi lançado o Blog do Curitibocas para registrar os bastidores do projeto e receber sugestões. Lá postaram vídeos, áudios, trechos das entrevistas e diversas questões relacionadas com a futura publicação.

Sobre os autores
Os escritores não são curitibanos. Arbolave nem brasileira é. Ela vem da Argentina e esteve em Curitiba por um intercâmbio universitário. Já colaborou para a revista Haciendo Cine, uma das maiores referências do cinema argentino e escreve para a revista Hacer Familia.

Varella é mais próximo de ser um “curitiboca”. Gaúcho, mora na cidade desde 2001. Trabalhou em diversas assessorias de imprensas e veículos de comunicação da capital paranaense.

Juntos ganharam o conceituado prêmio Proyectando Valores 2006 com um ensaio propondo maneiras de melhorar a qualidade da televisão.

Quem são os entrevistados?
* Efigênia Ramos Rolim (Rainha do Papel de Bala): Faz arte com lixo. Contadora de histórias e poeta.
* Hélio Leites: Artista minimalista que cria histórias a partir de caixinhas de fósforos. Fundador do Museu do Botão.
* Terezinha Hevane dos Santos (Borboleta 13 – Mulher da Cobra): Vendedora de bilhetes de loteria da Rua XV de Novembro. Sua fama se deve a sua potente voz ao anunciar a “Cobra” e a “Borboleta 13”.
* Ademir Antunes (Plá): Músico de rua com mais de 30 discos gravados.
* Nelson Rebello (Oilman): Ciclista e herói. Pedala todos os dias pela cidade com sunga e óleo.
* Didonet Thomaz: Artista plástica que constrói poéticas visuais em casas de famílias curitibanas.
* Edilson Viriato: Artista plástico moderno e transgressor. Conhecido internacionalmente por performances polêmicas.
* Joba Tridente: Multi-artista. Formou parte da equipe do Nicolau, revista cultural publicada entre 1987 e 1994.
* Paulo Cezar dos Santos Rodrigues: Professor universitário, maratonista e presidente da A.C.O.R.B.A. (Associação dos Corredores de Rua de Curitiba).
* Juliano Rodrigues (Suk): Puxador da Fanáticos, torcida organizada do Atlético Paranaense.
* Murilo Mendonça: Jornalista e estudioso das periferias urbanas. Por conta própria, trocou a vida de classe média-alta para viver em uma favela.
* Mila Behrendt: Contadora de histórias, autora de livros infantis e pesquisadora de contos de fadas.
* Irmã Custódia: Freira que defende o Concilio do Vaticano II. Trocou o hábito pela maquiagem. Canta, dança e agita os cultos.
* Valdir Novaki: Pipoqueiro empreendedor que constantemente inclui inovações de marketing para melhor atender sua freguesia em seu carrinho.
* Ademir Vigilato Paixão: Chargista.
* Key Imaguirre: Professor de arquitetura da UFPR e fundador da Gibiteca.
* Ivo Rodrigues: Músico e compositor líder da banda Blindagem.

Serviço
Apresentação do livro “Curitibocas – Diálogos Urbanos”, com sessão de autógrafos + bate-papo literário + cocktail + exposição de fotos + show do Plá
14.12.07, a partir das 19h30
Livrarias Curitiba (Shopping Estação)
Av. Sete de Setembro, 2775, Rebouças
Entrada gratuita e não é preciso fazer inscrições

Anúncios

2 comments so far

  1. Rita Costa & André L. Soares on

    Boa notícia. Além do eixo São Paulo-Rio, Curitiba é também uma cidade centro da cultura. Por duas vezes estive nessa bela cidade e tive a oportunidade de apreciar inúmeros eventos culturais. Parabéns aos organizadores por mais esse evento. E, sendo no shopping Estação, fica ainda mais perfeito.

    Parabéns a você pelo belo e importante blog. Grande abraço!

  2. Elaine Cristina on

    Joo Varella…

    Eu tava na Palestra q vc deu Hoje no
    Centro de Capacitao tava bem Legal…
    c quize vai no meu orkut….
    nane-jhones@bol.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: