John Coltrane em livro

Assim como Kind of Blue, a obra-prima de Miles Davis, A Love Supreme, de John Coltrane, é sem dúvida um dos álbuns de jazz mais influentes da história. Gravado na noite de 9 de dezembro de 1964 em uma única sessão com o pianista McCoy Tyner, o baixista Jimmy Garrison e o baterista Elvin Jones, a suíte em quatro partes captou a cristalização do renomado quarteto de Coltrane, pouco antes da fase final e mais comentada da carreira do saxofonista, e o ápice de sua expressão espiritual por meio da música.

Coltrane já era um colosso do jazz, aclamado pela crítica, pelos colegas e pelo público, quando o lançamento de A Love Supreme o alçou ao posto de herói espiritual e musical para toda uma geração de músicos e ouvintes de jazz.

A Love Supreme – A Criação do Álbum Clássico de John Coltrane, de Ashley Kahn, revela a criação do disco, onde foi gravado, o porquê de sua importância e como ele atingiu um público tão vasto. Abordando diferentes aspectos que envolveram sua concepção e gravação, além das idéias de Coltrane, e costurando-os com preciosas entrevistas com a família Coltrane e com parceiros do saxofonista e dezenas de fotos e imagens, o livro é, ao mesmo tempo, um retrato apaixonado e revelador da gravação, uma biografia habilidosa e exata, um contextualizador cultural e uma análise musical.

Entremeando seus seis capítulos, cinco seções curtas, ou interlúdios, ajudam a situar essa importante obra: o surgimento e a persistência do Impulse Records, o engenheiro de som Rudy Van Gelder e seu estúdio, o poema epônimo e sua única apresentação na íntegra.

Ashley Kahn presta uma homenagem a um álbum que se tornou um manifesto espiritual e tocou incontáveis ouvintes ao mesmo tempo em que retrata um artista, sua carreira e seu triunfo.

“Por que um livro inteiro devotado a apenas um álbum? Porque, como Ashley Kahn deixa claro, esse álbum tem raízes profundas – no passado de Coltrane, na vivência negra americana e em diversos aspectos do mercado musical – e longos galhos – seu impacto em músicos e fãs de toda parte. Kahn nos leva para dentro do processo de planejamento e produção do disco, da gravação e edição até seu projeto gráfico e marketing.”
– Lewis Porter, Rutgers University, autor de John Coltrane: His Life and His Music.

Ashley Kahn é jornalista de música, produtor de rádio, professor e autor de Kind of Blue – A História da Obra-Prima de Miles Davis e The House That Trane Built: The Story of Impulse Records. Foi editor de música na VH1, editor-chefe da Rolling Stone: The Seventies e um dos principais colaboradores da Rolling Stone Jazz & Blues Álbum Guide. Escreveu artigos para o New York Times, Rolling Stone e Mojo. Ele vive em Fort Lee, New Jersey, nos EUA.

A Love Supreme – A Criação do Álbum Clássico de John Coltrane
Ashley Kahn
Tradução de Patrícia de Cia e Marcelo Orozco
Editora Barracuda
288 páginas
R$ 44,00

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: