Oi Futuro e Inbracultmode lançam portal Roda da Moda

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e a ONG Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design (Inbracultmode) lançam nesta sexta-feira, 11 de janeiro, às 16h30, no Lounge da Oi no Fashion Rio, o portal Roda da Moda (www.rodadamoda.com). O projeto será realizado dentro do programa Novos Brasis, do Oi Futuro, que em 2007 destinou R$ 1,8 milhão a iniciativas que promovem transformação social através da tecnologia.

Dos produtores Robert Guimarães e Fernando Molinari, o site www.rodadamoda.com irá assegurar o acesso às informações necessárias para os novos profissionais e cooperativas do setor, garantindo a visibilidade de pequenos produtores de qualquer região do país através de uma ferramenta de integração global: o portal na internet. A idéia é promover a interface entre as cooperativas regionais e pequenos estilistas com as tecnologias de ponta, estimulando a moda enquanto cultura, com o objetivo de fortalecer uma identidade nacional do setor, além da inclusão digital.

O Roda da Moda também atuará como uma fonte de estudo, lançamento e conteúdos de moda; como uma verdadeira enciclopédia com verbetes, mini-documentários, desfiles, entrevistas e fotos do que já foi, é e será moda. Ao divulgar o potencial criativo da moda de diferentes regiões do país, o projeto Roda da Moda tem como objetivo potencializar e viabilizar acesso à cultura da moda, gerando ações que possam fortalecer essa economia.

Em sua primeira etapa, o Roda da Moda irá priorizar a hospedagem de sites, blogs de colaboradores, fóruns e cursos à distância. Dessa forma, o site oferecerá ferramentas que possam contribuir para fortalecer a gestão financeira e comercial das marcas, colocando as cooperativas em contato com outros produtores.

O portal também conta com outros parceiros como Sebrae, Senac, Senai Moda e Senai-Cetiqt, que realizará cursos especiais gratuitos à distância. O primeiro curso on-line oferecido pelo Senai-Cetiqt pelo site será de Gestão de Negócios em Moda, voltado para ONGs. Entre outros temas, o curso abordará a organização do fluxo de caixa, a otimização dos custos, o planejamento da estrutura financeira e o controle da compra de matéria-prima para a produção.

“Essa é a primeira vez que o Novos Brasis apóia um projeto ligado à moda. A proposta do portal de capacitação e geração de novas oportunidades está de acordo com o objetivo do Oi Futuro de democratizar o acesso ao conhecimento,  investindo na tecnologia para acelerar desenvolvimento”, afirma a diretora de Educação do Oi Futuro, Samara Werner.

“A parceria com o Oi Futuro é mais uma etapa para promover a inclusão de novos talentos no mercado, que começa nas escolas de moda e cooperativas, atravessa a passarela e alcança o mercado de venda a varejo e atacado, dando ao novo talento visibilidade nacional e internacional. Nosso objetivo é descentralizar a informação de moda do eixo Rio e São Paulo, abrindo espaço para estilistas das regiões mais distantes do país”, diz Robert Guimarães.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: