A vida imita a arte

Roberto Schultz lança Segredo e Fim, seu primeiro romance que retrata personagens que nos remetem às situações reais

arq_540_9022O realismo literário foi a forma encontrada pelo escritor Roberto Schultz para contar a historia de seu primeiro romance, Segredo e Fim,lançamento da Editora Novo Século. Com o estilo direto e sem muitos adjetivos, imortalizado por escritores como o americano Ernest Hemmingway e pelo brasileiro Rubem Fonseca, o gaúcho dá vida a personagens comuns, colocados à prova em situações extraordinárias.

O escritor, também advogado, apaixonado pela literatura, leitor e discípulo confesso de Fonseca, cria em sua obra personagens que poderiam ser nossos amigos, conhecidos ou nós mesmos, já que conta suas histórias a partir do próprio ponto de vista, porém, de forma visceral.

O enredo

A história se passa no início dos anos 70, quando uma mulher casada, Lis, se apaixona por um homem solteiro. Apesar de se entregarem à paixão, a história é interrompida pelo moral vigente na época e pela vida familiar de Lis que vê, no amor que sente pela sua única filha, a impossibilidade de romper o casamento.

Trinta anos depois, por conta de uma doença grave da mãe, a filha de Lis vai ao seu encontro e acha uma velha caixa de charutos com lembranças e cartas trocadas pelos amantes. E é justamente essa filha, Liciane, que serve como elo entre aquele passado e o presente.

Unidos pelo amor de Herbert e Lis, inúmeras personagens se entrecruzam e surgem à trama, que se transforma em uma colcha de retalhos de sentimentos nada convencionais.

Mas, para Roberto Schultz, o amor nem sempre se mostra de maneiras óbvias. Cada capítulo é quase uma história independente, com início, meio e fim. Nenhum dos seus personagens são politicamente corretos. Todos são pessoas de verdade. Prostitutas, picaretas nacionais e vigaristas estrangeiros, gente simples do povo, mulheres desprezadas e assassinos são alguns dos estereótipos que retratam o mundo em que vivemos de forma objetiva e sem perder a poesia quando ela se faz necessária.

Liciane é apresentada como uma mulher que deseja aprender a amar. Pedro, seu irmão, é um mau-caráter que tenta descobrir se Herbert é o seu verdadeiro pai. Ernesto, um ceramista temperamental e apaixonado, cujo grande ídolo é Astor Piazzola. O negro Antônio Pillar foi palhaço na juventude mas se transformou em um homem frio e violento. Além desses, o autor ainda apresenta um personagem chamado “O Árabe” (que não é árabe de verdade), e que vive em uma constante procura de um amor de mãe para a sua filha, e Dagomir, um médico nordestino de origem holandesa, que se envolve em tramóias relacionadas ao gás natural. Esses e tantos outros personagens vão surgindo na trama e envolvendo o leitor até às páginas finais do romance.

Sobre o autor

O advogado Roberto Schultz é gaúcho e mora em Porto Alegre (RS), mas faz questão de ser lido não como um autor “regional” do Sul e sim como um autor brasileiro. Ex-professor Universitário da Cadeira de Ética e Legislação em cursos de Propaganda e Comunicação Digital, publicou três livros de contos: O Coro do Vento (EDUNISC, 2001); O Amor dessa Mulher (LITERALIS, 2002); Margaridas Forjadas (EDUNISC, 2003), o livro de história empresarial FAMASTIL 50 ANOS – Uma História Abençoada pelo Trabalho (Ed. da Empresa, 2003) e O Publicitário Legal, Ed. QUALITYMARK, 2005, única obra do gênero no Brasil e que também inaugura esse ramo do Direito.

O livro Segredo e Fim pode ser encontrado nas livrarias: Cultura, Saraiva, Siciliano e FNAC (SP). O preço sugerido é R$ 35.

FICHA TÉCNICA
SEGREDO E FIM
Autor: SCHULTZ, ROBERTO
Editora: NOVO SECULO
Livro em Brochura
1ª Edição – 2007 – 272 pág.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: