Oficina livre homenageia o IV centenário do Padre Vieira

Na quinta-feira, 14 de fevereiro, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) apresenta a oficina comemorativa ao IV centenário do Padre Vieira, brilhante orador e uma das personalidades mais influentes do século XVII.

O Padre Jesuíta, que defendia índios, judeus e negros, legou-nos ainda, uma considerável contribuição no período barroco com seus sermões, tornando-se leitura obrigatória nos principais vestibulares do país.

O objetivo principal desta atividade é propor aos participantes, uma reflexão da influência histórica sofrida pela língua portuguesa no Brasil, partindo da análise de textos religiosos de Padre Vieira.

Para o sociólogo Rodrigo Estramanho, coordenador das Oficinas Temáticas Livres, o Padre Antônio Vieira é um dos personagens mais representativos da tradição cultural luso-brasileira e fez do discurso argumentativo uma via poderosa de evangelização do catolicismo no século XVII. “Por isso, em comemoração ao seu IV centenário escolhemos como temática a análise de seus sermões, que revelam sua astúcia como orador na defesa da concepção cristã de mundo”.

A aula será ministrada pelo docente Marcelo Silveira, doutor em Filologia e Língua Portuguesa.  A aula ocorre das 14h00 às 17h00.

As Oficinas Temáticas Livres da FESPSP são gratuitas e abertas ao público em geral. Para obter maiores informações e efetuar inscrições os interessados deverão acessar o site www.fespsp.org.br/oficinas ou entrar em contato pelo telefone (11) 3123-7810.

Serviço:
Oficina: IV centenário do Padre Vieira
Data: 14/02/2008 – quinta-feira
Horários: das 14h00 às 17h00

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: