Arte Infinita Galeria revela a recente produção em tela de Stephen Henriques

Artista americano radicado no Brasil exibe 14 óleos inéditos em “Passagens”. Mostra evidencia a transição do figurativo para o abstrato na obra do artista.

A Arte Infininta Galeria apresenta, de 19 de março a 8 de abril, a recente produção em tela do pintor norte-americano, radicado no Brasil, Stephen Henriques. Curada pela galerista Viviane Teperman, a mostra “Passagens” traz ao público paulista 14 óleos sobre tela em que Henriques faz a transição do figurativo para o abstrato, evidenciando a sua trajetória artística recente.
Egresso do San Francisco Art Institute, EUA, nos anos 70, Henriques é considerado pela crítica internacional um dos discípulos do renomado expressionista abstrato Richard Dieberkorn, um dos expoentes do movimento artístico californiano “The Bay Area Movement”. Fã confesso de música, o artista conheceu de perto as lendas do jazz, que representou uma enorme influência na sua produção.
Uma breve passada de olhos sobre o conjunto dos trabalhos já justifica o título da mostra “Passagens”, uma vez que ali estão expostas telas em que se percebe a mudança sutil, porém bastante perceptível, por que a produção de Henriques vem passando desde a mudança de São Francisco para o Brasil, em 2002. Se nas mais antigas ainda se percebem alguns elementos figurativos como a cartola de Thelonious Monk (“Monk’s Tango”, 2004), a silhueta feminina (“Ornette’s Waltz”, 2004) e a curva do piano baby grand (“The Dolphy Trilogy”, 2005), nos mais recentes os traços de figuração cedem espaço para a criação de paisagens imaginárias em que a paleta de cores oscila entre tons ora mais escuros (“Fireflies”, 2007), ora mais vibrantes como em “Sutra”, de 2007.
A carreira de Stephen Henriques está pontuada por exposições individuais no San Francisco Art Institute (1970), Glanstonbury Gallery, San Francisco (1982), Workplace Gallery, Nova York (1993), “Inspired by Jazz”, no Festival Amazonas Jazz,  Manaus (2006), entre outras. Dentre as coletivas, destacam-se “Farnsworth Gallery, em San Francisco (1986) e “American Days and Nights” no aniversário de 85 anos da Câmara Americana de Comércio em São Paulo (2004).

Serviço:

Evento: “Passagens”, mostra individual de Stephen Henriques
Período Expositivo: de 19 de março a de 8 de abril de 2008
Abertura para convidados: 18 de março, às 19h30
Local: Arte Infinita Galeria
Horários de visitação: 2ª a 6ª das 10 às 18h e aos sábados das 10 às 14h
Endereço: Rua Matheus Grou, 629, Pinheiros, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3032 3151
Entrada Franca
Estacionamento gratuito no local (3 vagas)
www.arteinfinita.com.br

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: