Por trás dos muros – Horizontes sociais do graffiti

Lançada em parceria entre Editora Peirópolis e o Projeto Quixote, “Por trás dos muros – Horizontes sociais do graffiti”, apresenta as inspirações de jovens que encontraram no spray e no látex instrumentos de transformação social. Organizada por Kátia Menezes, jornalista e editora do Bom-Dia Brasil, e Graziela Bedoian, coordenadora da Área de Ensino e Pesquisa do Projeto Quixote e da Agência Quixote Spray Arte, a obra aborda o universo do graffiti e de seus autores pela experiência do Projeto Quixote, que, que desde 1996, com o patrocínio da Petrobras, cumpre a missão de transformar a história de jovens e famílias em situação de risco, sendo esta uma de suas ferramentas para o exercício da inclusão social.

O prefácio poético é assinado pelo artista plástico Aguilar e pelo coordenador geral do Projeto Quixote, Auro Lescher, que apresenta seu trabalho à frente do Quixote no decorrer do livro. Lescher perpassa o viés sócio-econômico do graffiti ao apresentá-lo também como uma forma de fortalecimento da identidade e da afirmação do sujeito a partir dessa linguagem. Já Viviane Naigeborin, consultora de estratégia e projetos para organizações da sociedade civil – entre elas a Artemísia Internacional e o Museu da Pessoa –, assina o posfácio.

Na convergência entre a fotografia e o texto, o leitor encontrará as diversas linguagens do graffiti e posicionamentos sobre ele. Para compor a narrativa, a jornalista Kátia Menezes realizou entrevistas com terapeutas, educadores e grafiteiros engajados neste campo, a fim de apresentar desde o ingresso desta arte na vida de crianças, até a experiência da geração de renda – fruto da Agência Quixote Spray Arte.

O conteúdo está dividido em três capítulos: “Identidade Cultural”, “Graffiti Social: Projeto Quixote” e “Graffiti: Viver disso?”, que apresentam a visão dos personagens de forma fragmentária. Os trechos de suas entrevistas formam uma espécie de diálogo sobre o graffiti, suas relações com os grafiteiros, com a cidade e, conseqüentemente com a transformação social.

Em relação às imagens, elas têm uma presença marcante na publicação. Não estão ali apenas para ilustrar situações, mas para compor o diálogo a partir da sua própria força expressiva. Das 136 páginas, 110 têm imagens de graffiti, todos eles produzidos por grafiteiros ligados ao Projeto Quixote em 12 anos de existência.

Destaca-se a imagem que ocupa capa e contracapa, produzida especialmente para o livro por cinco grafiteiros convidados – Cuba, Luís 83, Ota, Pastore, Thug Alone e Vine, sendo que três deles também contribuíram com depoimentos no livro: Cuba, Ota e Pastore. O graffiti da capa foi feito no dia 25 de janeiro de 2008, um presente de aniversário para a cidade. As orelhas e as segunda e terceira capas trazem as imagens do processo de trabalho registrado pelo fotógrafo Caetano Barreira.

Entre os entrevistados, Zilda Rodrigues Ferré, coordenadora do Núcleo Pedagógico do Projeto Quixote; e Roberto Carlos Madalena, coordenador do Programa de Educação para o Mundo do Trabalho, levam a probidade de suas experiências ao texto.

A voz dos grafiteiros está representada por Ota (Otavio Fabro Boemer), artista plástico e professor de Educação Artística; Past (Bruno Pastore), estudante de Arte e Design; Cuba (Marcelo Masaharu Nagatha) e Wolpy, todos ligados à Agência Quixote Spray Arte.

Entrevistas com o cineasta Jon Reiss, diretor do documentário “Bomb It” – sobre a explosão da cultura do graffiti no mundo – e com a urbanista Raquel Rolnik, consultora em política urbana e habitacional, garantem a presença de olhares externos ao Projeto. Da mesma forma, os criadores do Clube de Estilo, Fernando e Fábio Cunha, contribuem com seus depoimentos acerca do trabalho realizado pela Agência na empresa.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: