Poeta inglês navega por contos e lendas amazônicas

Não apenas a fauna e a flora da floresta Amazônica, mas também a sua cultura desperta a atenção de pessoas em todos os lugares do planeta. Gente como o premiado poeta inglês Sean Taylor, que reconta contos e lendas, assim como sua viagem pela bacia amazônica, em Cobra-Grande, histórias da Amazônia, lançamento infanto-juvenil de Edições SM.

Taylor viajou pelas águas do Rio Amazonas escutando “causos” de contadores locais e anônimos e do poeta Thiago de Mello. E, como em um diário, insere suas impressões sobre tudo que vê e escuta, dando um toque muito pessoal à sua viagem de Abaetetuba a Manaus, passando por muito da mitologia amazônica.

O resultado é um conjunto saboroso de histórias, como o que dá título ao livro, A cobra grande, onde encontramos uma oca que cria, como filhos, duas enormes cobras: a cruel Maria Cananina, que atormenta os moradores ribeirinhos, e Norato, que tem bom coração e orienta os pescadores. Além das enormes serpentes, também onças traiçoeiras, o mais lento dos bichos-preguiça, e um curupira de arrepiar são alguns dos protagonistas do livro, em histórias cheias de aventura, de seres lendários e de mistérios da floresta tropical.

O consagrado ilustrador Fernando Vilela foi o responsável pela parte gráfica do livro, que traz ilustrações feitas com tinta nanquim, gravura em madeira (xilogravura) e carimbos. Com prêmios recebidos no Brasil e no exterior, Vilela é também artista plástico, designer e arte-educador. Em 2007, ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro de ilustração infantil ou juvenil.

Sobre o autor – Sean Taylor nasceu em 1965 na Inglaterra e, após ensinar em comunidades rurais no Zimbábue, formou-se em literatura inglesa na Universidade de Cambridge.  Trabalhou como redator de jornal e professor de literatura. Atualmente divide seu tempo entre sua terra-natal e o Brasil, país de sua mulher. Sua primeira viagem à Amazônia foi em 1995 e, nove mais anos mais tarde, subiu o rio pela terceira vez para escrever este livro.

Título: Cobra-Grande, histórias da Amazônia
Autor: Sean Taylor
Ilustrador: Fernando Vilela
Número de páginas: 64
Formato: 276 x 240 mm
Preço: R$ 27
ISBN: 978-85-7675-220-2

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: