Segunda edição do Projeto Portfólio recebe exposição em São Paulo

Projeto da agência de comunicação integrada Aktuell abriga obras de Emerson Pingarilho e Luiz Roque até novembro

SÃO PAULO, 20/08/2008 – Os artistas Emerson Pingarilho (séries de pinturas e ilustrações) e Luiz Roque (criações audiovisuais) são os convidados da segunda edição do Projeto Portfólio, que abre as portas para visitação mediante agendamento a partir da próxima sexta-feira (22), em São Paulo, com entrada gratuita.

O Projeto Portfólio é uma iniciativa da agência de comunicação integrada Aktuell, sediada na capital paulista, que tem como objetivo integrar a arte contemporânea ao seu ambiente de trabalho de forma permanente, ao mesmo tempo em que promove uma reflexão sobre a produção artística contemporânea.

Dividida em duas propostas – a Galeria Parede e a Galeria Elevador –, o Projeto Portfólio abriga exposições regulares de novos nomes relevantes das artes visuais.

Passada a temporada de estréia, que contou com as fotografias de Felipe Morozini (Galeria Parede) e a pesquisa de equipamentos e criações audiovisuais de Letícia Ramos (Galeria Elevador), o Projeto Portfólio vai expor durante 90 dias as obras de Emerson Pingarilho e Luiz Roque.

Segundo o diretor da Aktuell, Rodrigo Rivellino, investir em arte é uma maneira da sua agência ir além das referências culturais cotidianas. “Qualquer agência que se preze precisa respirar um ambiente de arte e de idéias autônomo às suas necessidades comerciais, por isso o desenvolvimento deste projeto permanente de artes visuais ocupando os espaço da agência com total respeito às obras dos artistas”, pontua.

Sobre os artistas da temporada

Galeria Parede:
EMERSON PINGARILHO

Das ruas de Porto Alegre para o circuito da arte, Emerson Pingarilho é um gaúcho-amazonense radicado em São Paulo. Desenhista e pintor, elabora um imaginário pessoal composto por animais, seres eróticos e sonhos premonitórios. Foi desta paixão que surgiu um modo de expressão próprio, fundamentado também nas poéticas do cinema e da escultura. Pingarilho é um dos fundadores do Coletivo de artistas Upgrade do Macaco, que desenvolve em conjunto performances, mostras e filmes experimentais. Individualmente, fez exposições itinerantes no cenário cultural, como o work in progress de live painting “Desconstruindo Gigantes”, ao lado de Bruno 9Li, e acaba de finalizar o média-metragem “Adonai”, rodado em Porto Alegre. Atualmente estuda pintura e escultura e faz Mestrado no Núcleo de Subjetividade da PUC. Para o Projeto Portfólio, o artista traz algumas de suas séries mais recentes. Entre elas, merece destaque “A Faca da Disciplina”, baseada em nanquim, além de “Crianças Ocas”, “Mudra” e “Ossos Delicados”.

Galeria Elevador:
LUIZ ROQUE

Realizador nas áreas de cinema, vídeo e fotografia, Luiz Roque se movimenta com a mesma desenvoltura em imagens estáticas e em movimento – seja em projetos artísticos autorais, seja em produções cinematográficas “tradicionais”. Em 2004 realizou a videoprojeção “Half Pipe”, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre, que se notabilizou por transformar uma parede elíptica de um ponto arquitetônico tradicional da capital gaúcha em um grande downhill de skate. O vídeo “Estufa”, realizado em parceria com Letícia Ramos no mesmo ano, fez parte da mostra Video Links Brasil – An Antology of Brazilian Video Art 1981-2005, na Tate Modern em Londres. Já seu filme “Projeto Vermelho”, de 2006, recebeu prêmios no Brasil e integrou importantes mostras competitivas internacionais, como a seleção oficial do 25FPS em Zagreb (Croácia) e a 12ª Bienal da Imagem em Movimento em Genebra (Suíça). Estes trabalhos o levaram a uma participação no 6º Talent Campus, workshop integrante do Festival de Cinema de Berlim. Como diretor de arte cinematográfico, assinou longas-metragens como “Cão Sem Dono” (Beto Brant e Renato Ciasca), “Ainda Orangotangos” (Gustavo Spolidoro) e trabalha neste momento em “Cabeça a Prêmio”, primeiro longa dirigido pelo ator Marco Ricca. O Projeto Portfólio receberá alguns de seus trabalhos mais recentes, como “Na Linha”, “Treinamento” e “Piknik” – os dois últimos, integrantes da Temporada de Projetos 2008, no Paço das Artes de SP, no último mês de março.

O QUÊ: Segunda temporada do Projeto Portfólio, exposição de artes visuais com obras de Emerson Pingarilho (pintura e ilustração) e Luiz Roque (audiovisual)
QUANDO: Aberto para visitação mediante agendamento (pelo telefone [11] 3775.9889) de 22 de Agosto a 07 de Novembro
ONDE: Aktuell – Rua Edson 11, esquina Av. Santo Amaro – Campo Belo / São Paulo
QUANTO: Grátis

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: