Os bastidores obscuros da parceria entre MSI e Corinthians

Como é possível a um clube que acumulou tantas conquistas esportivas nos últimos anos e ter recebido o investimento de diversos fundos e patrocinadores diferentes ter amargado a queda para a segunda divisão do futebol brasileiro?

Em meio à luta para voltar à elite do maior esporte brasileiro e vários meses depois do afastamento de Alberto Dualib da presidência – em meio a acusações de lavagem de dinheiro – está sendo lançado “Salvem o Corinthians – Os bastidores das parcerias que levaram o Timão da glória do Campeonato Mundial ao vexame da Série B” (Idéia e Ação, 136 páginas), livro que mostra provas concretas a respeito dos escândalos que tomaram conta do clube.

A obra se apóia em documentos que explicitam detalhes das transações entre MSI e Corinthians e reafirmam o acordo leonino feito pelos investidores estrangeiros. Algumas fotos também deixam claro o relacionamento estreito entre Kia Joorabchian, o russo Boris Berezovsky e o bilionário e líder da oposição georgiana Badri Patarkatsishvili  – e o envolvimento dos dois últimos (acusados de participarem da máfia russa) nas negociações com o clube.

Só para lembrar, à época do escândalo, o promotor de justiça Roberto Porto declarou: “Estamos combatendo a máfia russa, eles têm experiência no que estão fazendo.” Ao que Kia Joorabchian da MSI disse: “Eles usaram várias informações já conhecidas e só falaram do Boris Berezovski, não provaram nada contra mim e a MSI.”

A autoria do livro é de Carla Dualib, neta do ex-presidente, e que respondia pelo marketing esportivo da empresa Sport Club Corinthians Paulista e se tornou figura central nas polêmicas envolvendo o time alvinegro. Hostilizada por dirigentes e conselheiros, odiada por boa parte da torcida e questionada por setores da imprensa, a empresária esclarece o seu papel nessas histórias, incluindo a polêmica em torno das comissões pagas à empresa MSA meses depois do final do contrato entre ela e o clube alvinegro. Carla fala também a respeito dos seus negócios representando outros clubes, até mesmo os rivais – algo que deixou conselheiros e torcedores revoltados. Num episódio emblemático, alguns corintianos chegaram a ameaçar a vida dela e a do avô.

Trechos

“Quando enfim soube que o potencial investidor era um fundo inglês denomidado Media Sports Investments (MSI), entrei em contato com uma consultoria multinacional especializada em questões de segurança no mundo corporativo. Solicitei orçamento para uma investigação que determinasse os riscos de uma eventual parceria entre Corinthians e MSI. Em resposta, fui chamada para uma reunião a portas fechadas. Recusaram o caso, recomendando que eu não me envolvesse. Se o fizesse, minha vida correria risco. Temi por meu marido e meus filhos”.

“Hoje vivendo em segurança e conforto na capital inglesa, Kia é foragido da justiça brasileira. A acusação que pesa sobre ele: haver usado o Corinthians num esquema para lavagem de dinheiro oriundo de atividades ilícitas. Lá na Inglaterra, ele continua por cima, como “dono” de atletas que levou do Corinthians. E continua buscando retorno financeiro sobre o que supostamente “investiu” no Corinthians. A palavra “investiu” vai entre aspas porque todos sabemos que ele não era o dono do dinheiro. E é o que este livro mostra”.

Sobre a autora

Carla Dualib é publicitária, formada em Desenho Industrial e Administração de Empresas, e pós-graduado em Propaganda & Marketing. Passou por importantes agências de propaganda como Salles (atual Publicis Brasil), Standard & Ogilvy (atual Ogilvy) e Rapp Collins, tendo criado campanhas de sucesso para diversas empresas brasileiras. Iniciou sua carreira no marketing esportivo como executiva da HMTF – Hicks, Muse, Tate & Furst – no Brasil, organizando planos de marketing para diversos clubes brasileiros de futebol. Posteriormente, fundou a SMA – Sports Marketing Agency – , empresa que rapidamente ganhou projeção no mercado por suas iniciativas e pelos resultados para seus clientes. É também autora do capítulo brasileiro do livro Como desenvolver planos de marketing esportivo de sucesso, de David Stollar.

Salvem o Corinthians – 136 páginas
Idéia e Ação – Preço: R$ 25,00

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: