Heródoto Barbeiro e Bruna Cantele lançam O Livro dos Políticos

De Lula a Deodoro – assim mesmo, de trás pra frente. Essa inversão, intencional, é apresentada em O Livro dos Políticos, lançamento da Ediouro, no mês setembro.

Trata-se de um passeio bem-humorado pela história da sociedade brasileira, em que o fio condutor é a sucessão presidencial. Heródoto Barbeiro e Bruna Cantele percorrem os paradoxos, embates e tropeços que encadearam a República brasileira. Mas nem a Monarquia escapa ilesa do olhar aguçado dos autores.

Um conteúdo e tanto, que neste livro ganha uma edição permeada por curiosidades, que em blocos intitulados Denúncias e Escândalos; Ah! Esses jornalistas…; Diário da Corte; Personalidades, entre outros – além de notas cronológicas e trechos de jornais impressos –, tornam a leitura ainda mais agradável.

Para ilustrar tanta história, charges assinadas pelos principais cartunistas do país, como Céllus, Diogo Salles, Flávio, Guz, Gilmar, Léo Valença, Mangabeira, Néo, Luigi Rocco, Renato Machado, Sponholz, Zappa, ajudam o leitor a encarar com bom-humor as crises e escândalos que infelizmente fazem parte do cotidiano da política nacional.

O Livro dos Políticos não se dedica apenas aos líderes de Estado: os planos econômicos, as trocas de moedas, os inúmeros partidos políticos, os intermináveis escândalos e as CPIs são relembrados em suas 304 páginas.

“Quem sente certa comichão só de ouvir a palavra políticos não está sozinho. Por que será, não é?

Como piada no Brasil já vem pronta, os alegres protagonistas da política nacional prestam-se com facilidade aos nossos atentos e perspicazes chargistas, que com leveza e humor retratam – para deleite do público pagante – as peripécias dos nobres senhores agentes. Recuperamos o fio histórico da cena política escolhendo como figura central os cavalheiros eleitos pelo contribuinte.

E acrescentamos algumas deliciosas imagens ainda da época do Império, porque afinal não é justo deixar parecer que os republicanos sejam os autores da conhecida e imaginativa criatividade, em matéria de política e politicagens…..”

Heródoto Barbeiro é jornalista e escritor, âncora do Jornal da CBN e do Jornal da Cultura. Nasceu em São Paulo.

Bruna Cantele é mestra em educação, historiadora, autora de livros didáticos e paradidáticos, além de coordenadora do Departamento de Historia de colégio  particular em São Paulo.

Título: O Livro dos Políticos – A hilariante política no Brasil
Autores: Heródoto Barbeiro e Bruna Cantele
N° de páginas: 304
Preço: R$49,90

Anúncios

1 comment so far

  1. newton silva on

    No livro dos politicos há alguma charge do cartunsita cearense Newton Silva?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: