Cidade perdida de Atlântida emerge em livro

Em Timeu e Critias, Platão narra a terrível, mas eletrizante história de como um irado Zeus submergiu a fabulosa Atlântida. Nascia, nesses escritos, um mito duradouro, que atravessou a Antigüidade, a Idade Média e o Iluminismo para ainda hoje despertar a imaginação dos homens que debatem as mais variadas interpretações possíveis sobre o desaparecimento da misteriosa ilha. As reflexões acerca da fábula são o assunto de Atlântida – Pequena história de um mito platônico, do francês Pierre Vidal–Naquet, lançado no Brasil pela Editora Unesp.

Grande parte dos textos sobre a história é revelada, nesta análise de escritos de filósofos, pensadores e historiadores de 360 a.C até o século XX. Pierre Vidal-Naquet constrói uma narrativa erudita que jamais deixa de ser agradável, mostrando domínio da história antiga, moderna e contemporânea, e estabelecendo suas conexões com a política e o imaginário social. Apresenta, ainda, um conjunto fascinante de imagens, assim como passagens de inúmeros autores, traduzidos e comentados. As percepções populares mesclam-se às abordagens científicas, em um caleidoscópio original e sempre em mutação.

Para encontrar a cidade desaparecida no oceano, já que nos relatos platônicos sua localização não é exata, é preciso recorrer às noções de religião e pátria em cada época, quando os mais diversos autores tomam para si o trabalho de desvendar Atlântida para, na realidade, recriá-la. Há documentos do século XV, por exemplo, os quais afirmam que a ilha está localizada na Suíça. Outros que explicam a origem dos judeus como descendentes dos atlantenienses. Já no século XX, o mito toma formas romanescas e influencia óperas e comparações com o Terceiro Reich. Deste modo, ao percorrer os documentos da “atlantomania”, o autor acompanha o progresso do pensamento humano.

Sobre o autor – Pierre Vidal–Naquet (1930 – 2006) era historiador francês, especializado na Grécia Antiga. Escreveu Mito e Tragédia na Grécia Antiga, O mundo de Homero, além de sua autobiografia. Intelectual engajado, membro do Partido Comunista, lutava a favor dos direitos do homem e contra a prática da tortura.

Título: Atlântida – Pequena história de um mito platônico
Organizadores: Pierre Vidal Naquet
Número de páginas: 216
Preço: R$: 48
ISBN: 978-85-7139-825-2

Anúncios

1 comment so far

  1. Isabelinha on

    adorei olivro é super legal e interesante porque aprende mos coisa sob opassado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: