Curitiba recebe lançamento de livro sobre Freud

Atualmente, na psicanálise freudo-lacaniana, a construção não é considerada como um trabalho ou técnica do analista. Em função de seu pouco prestígio cabe a pergunta: qual o lugar dessa noção na psicanálise?

O novo lançamento da Juruá Editora, A Noção Freudiana de Construção, do autor Márcio Zanardini Vegas, tem como proposta resgatar o valor conceitual de construção na obra freudiana, tentando refletir sobre as implicações clínicas, políticas e epistemológicas desta técnica, que foi abandonada pelos psicanistas atuais nos moldes propostos por Freud. O próprio Freud só a formalizou em um breve texto no final de sua vida.

“A Noção Freudiana de Construção trata-se de uma pesquisa meticulosa na obra freudiana que procura rastrear novas conexões que justifique Freud, apenas ao final de sua vida, formalizar uma técnica que era usada desde os primórdios da psicanálise. Tenho uma preocupação em resgatar um modo de escrever claro e simples, que facilite o entendimento e explicite o trajeto de trabalho”, explica o psicólogo Márcio Zanardini Vegas, que é Mestre em Psicologia e professor.

Segundo Vegas, Freud estava preocupado em levar o tratamento analítico até certo patamar, que gerasse transformações definitivas na vida do sujeito. A construção é a técnica desenvolvida para superar os limites que tinha encontrado usando apenas a interpretação.

O livro apresenta o estatuto da noção de construção na psicanálise freudiana, procurando precisar o seu conceito e indicar algumas implicações técnicas, teóricas e políticas desta formalização. Para tanto, percorre conceitos como: o delírio psicótico1, a identificação primária ao pai e sua representação através dos fenômenos do totemismo2 e o monoteísmo3.

(1) Delírio psicótico é um fenômeno que ocorre em pessoas com estrutura psicótica e consiste na construção de uma realidade própria, à parte do resto, que serve como uma tentativa de reorganização do sujeito. Os delírios são crenças que a pessoa carrega, como o delírio paranóico em que a pessoa vive como se estivesse sendo perseguida por outras pessoas com intenções escusas, com explicações muito detalhadas. A pessoa encontra na realidade externa dados para confirmar seu delírio.

(2) Totetismo refere-se à formação cultural em que animais são tratados como sagrados, adorados e, em certos rituais, comidos.

(3) Monoteísmo é a crença religiosa em um único Deus.

Ambos são substituições inconscientes a uma concepção de pai primitivo, pré-linguagem, que pode ser universalizado na constituição de todos nós.

Serviço:
O quê: Lançamento do livro A Noção Freudiana de Construção
Data: 17.09.2008.
Horário: a partir das 19h30.
Local: FNAC – ParkShopping Barigüi (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 lj. 101 Barigui- Curitiba-PR).

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: