Expo de Ruy Ohtake na USP

Para comemorar os 60 anos da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, o ex-aluno Ruy Ohtake foi convidado a realizar esta exposição,  que reúne cerca de 80 dos seus mais de 300 projetos executados. Com curadoria do professor Rodrigo Queiroz, a mostra, dividida em segmentos expositivos, aponta o pensamento que constrói sua marcante assinatura, reconhecida por inventar formas e imprimir ou mesmo introduzir novas cores à paisagem urbana.

Para expressar o processo de criação e de trabalho de Ruy Ohtake, a exposição, desenhada pelo próprio arquiteto, é composta de fotografias, desenhos, plantas e textos assinados pelo curador Rodrigo Queiroz, Silvio Sawaya (diretor da FAU-USP), Julio Katinsky (professor e ex-diretor da FAU-USP), Agnaldo Farias (crítico de arte e professor FAU-USP), Maria Alice Milliet (crítica de arte), Roberto Segre (crítico de arquitetura internacional e professor da FAU- UFRJ), Olívio Tavares de Araújo (crítico de arte) e Fernando Serapião (editor da revista Projeto).

A mostra, que traz um panorama da obra de Ohtake, destaca, em uma das seções, dez projetos, apresentando-os de forma bastante detalhada: Instituto Tomie Ohtake, Hotéis Unique, Renaissance e Brasília/Alvorada, Embaixada do Brasil em Tóquio, Residência/Ateliê Tomie Ohtake, Expresso Tiradentes, Central Telefônica de Campos do Jordão, Centro Cultural Adamastor da Prefeitura de Guarulhos, Edifício Fundação Carlos Chagas, na rua Conde de Sarzedas, e Edifício Quatiara no Butantã. Em outro recorte, 50 projetos são exibidos de forma mais ágil, porém abrangente, com fotos, plantas e textos.

Em uma das grandes paredes de concreto do espaço projetado por Vilanova Artigas, cinco imagens ilustram as obras que têm presença forte no espaço da cidade, enquanto em suportes criados por Ohtake, cujo desenho remete à geografia, são apresentados três grandes projetos urbanos: Parque Ecológico do Tietê, Parque Ecológico de Indaiatuba e Expresso Tiradentes. Outros painéis em curva, também de sua autoria, trazem por meio de imagens impressas as linhas de mobiliário, em aço, madeira, vidro e concreto, desenvolvidas ao longo de sua trajetória, incluindo peças bem recentes.

Ruy Ohtake formou-se na FAU em 1960 e já em 1962 projetou a casa Rosa Okubo, premiada na Bienal de Arquitetura de São Paulo daquele ano. Depois de quase cinco décadas de intensa atuação e muitos prêmios, conquistou, no ano passado, o Colar de Ouro, maior condecoração do Instituto de Arquitetos do Brasil. Segue incansável, sempre respondendo a novos projetos com o mesmo entusiasmado frescor juvenil dos tempos dos bancos da FAU: Presente!

Exposição: Ruy Ohtake: Presente!
Abertura: 15 de setembro, às 19h
Até 17 de outubro de 2008, de segunda a sexta, das 9h às 20h, sábado, das 9h às 14h
Local: Salão Caramelo – FAU-USP – Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária –  SP

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: