Documentário sobre Luiz Braga no MAM

No dia 17 de setembro (quarta-feira), às 19h30, o Auditório Lina Bo Bardi, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, abriga o lançamento em São Paulo do documentário “Lugares do afeto”, que retrata o processo de criação do fotógrafo Luiz Braga. A entrada é franca.

Paraense, Luiz Braga retrata aspectos da cultura e da vida amazônica com o olhar de quem nasceu na região, e essa sensibilidade que imprime em seus trabalhos foi o que a diretora Jorane Castro buscou captar. Ela mesma é uma conterrânea de Braga que em suas produções retrata aspectos inusuais da região sem cair no folclore e em estereótipos difundidos no Brasil e no mundo.

Além de acompanhar Luiz Braga em diversos momentos de seu trabalho, o vídeo traz depoimentos de Rosely Nakagawa, Tadeu Chiarelli, Paulo Herkenhoff, João de Jesus Paes Loureiro, Cássio Vasconcellos, Osmar Pinheiro e Rubens Fernandes Junior.

Ficha técnica :

Lugares do afeto – documentario / 70 minutos / dvcam

Roteiro e Direção                                            Jorane Castro

Imagem                                                           Jacob Serruya

Montagem                                                       Atini Pinheiro / Jorane Castro

Música                                                            Pio Lobato / Vinicius Cohen

Produção Executiva                                         Danielle Santos

Produção                                                        Cabocla Produções / TV Cultura do Pará

Sinopse:

A fotografia de Luiz Braga constituiu-se pela busca incessante de uma linguagem que traduza o imaginário profundo da vida amazônica. Ele captura a cultura de sua região, com um olhar de conhecedor, não de um visitante. Ele registra a realidade contemporânea, não o exótico, retratando a sutil sensualidade do amazônida. Lugares de Afeto acompanha o seu processo criativo, desvenda a construção de seu olhar, encontra seus personagens, em seus lugares, no mesmo horário crepuscular de sua predileção, no seu universo e com a sua luz.

Festivais recentes:

§                                          III Mostra Curta Pará Cine Brasil, Belém, Outubro 2006.

§                                          III Festival de Belém do Cinema Brasileiro, Belém, Janeiro 2007

§                                          IX Festival Brasileiro de Paris,  França, Maio 2007.

§                                          12ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, Rio de Janeiro, Novembro 2007.

Luiz Braga, 1956, Belém, PA

Fotógrafo, vive e trabalha em Belém. Graduou-se pela Escola de Arquitetura de Belém, em 1983. Realizou mais de 120 participações em exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Em 2005, publicou o livro “Retratos amazônicos”, que motivou em 2007 a exposição homônima em homenagem aos 30 anos de carreira. Integra, entre outros acervos, as coleções do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Centro Português de Fotografia, Musée Quai de Branly (França), e Centre Culturel Lês Chiroux (Bélgica). Conquistou os prêmios The Leopold Godowsky Jr Color Photography Awards, Boston University, Boston, EUA, Marc Ferrez, Instituto Nacional de Fotografia do Rio de Janeiro, Porto Seguro Brasil 2003 e Bolsa Vitae de Artes. É um dos artistas integrantes do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP de 2008.

Jorane Castro

É formada em Comunicação Social  (Jornalismo) pela  Universidade Federal do Pará (1990) e em Estudos Cinematográficos pela Universidade de Paris 8, França (1993), além de ter mestrado em em Ethnometodologia pela Universidade de Paris 7, França (1995) e cursos diversos, entre eles fotografia de cinema com José Medeiros e Walter Carvalho e de direção de documentários na Escola Prática de Altos Estudos, França, 1997/1998. Foi uma das selecionadas do programa Rumos Audiovisual, do Itaú Cultural, em 2004.

SERVIÇO:

Lançamento do documentário “Lugares do afeto”, sobre Luiz Braga

Data: 17 de setembro de 2008 (quarta-feira), às 19h30

Local: MAM – Auditório Lina Bo Bardi

Endereço: av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3

tel (11) 5085-1300

Grátis

Site: http://www.mam.org.br

Estacionamento no local (Zona Azul: R$ 1,80 por 2h)

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: