PAPIERS À LA MODE no Museu da FAAP

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado traz pela primeira vez ao Brasil a exposição “Papiers à la Mode”, da artista plástica Isabelle de Borchgrave. A exposição, narrará a história da moda dos últimos 300 anos, através de uma seleção de 60 modelos em tamanho natural, feitos em papel pela artista plástica.
Isabelle estudou na Academie Royale e no Centre des Arts Decoratifs de Bruxelas. Há  trinta anos dedica-se às artes, com especial predileção pelo papel como suporte. Sua dedicação ao trabalho com papel e a experiência acumulada pela pesquisa desenvolvida, transformaram-na em autoridade sobre o assunto.

A artista é conhecedora de diversos procedimentos  técnicos e depois de juntar colar,  plissar, amassar, dobrar, colar, tingir e pintar consegue transformar planos em volumes e folhas em vestidos.  Também é conhecedora de têxteis  e por meio de recursos que vão da tintura  à colagem, consegue dar ao papel as várias texturas e a consistências que os caprichos da moda requereu de tecidos diversos.

Em 1994 em conjunto com Rita Brown, figurinista canadense especialista em espetáculos teatrais, deu início ao projeto aqui em foco. A exposição apresentada no Museu de Arte Brasileira da FAAP será mais do que uma coleção de vestidos em papel, a mostra traz,  como bem descreve seu  título, papéis à moda de Isabelle, criando uma atmosfera única.

Ao restringir o suporte de seu trabalho a apenas dois tipos de papel e com eles conseguir os efeitos desejados,  comprova seu conhecimento do material utilizado. Ao selecionar os procedimentos adequados para obter texturas e padrões de tecidos, realiza pinturas abrangendo alusões em ampla gama, da seda à lã e da cambraia à sarja. A parceria com Rita Brown, especialista canadense em figurino para ópera, lhe facultou  acesso ao repertório da modelagem dos trajes de época, que juntamente com o efeito de trompe l´oeil da pintura, conferem a “Papier à la Mode” o ponto médio entre o palco e o salão, a veste e a obra, o mundo da realidade e o da fantasia.

A artista discute, nesta exposição, história, moda e sociedade, mas principalmente aborda questões específicas da arte. Traz para o centro do debate seu próprio  processo de criação e o exercício  magistral da técnica a serviço da idéia. Motiva reflexões sobre os mecanismos que determinam as escolhas que definiram as feições de um novo traje, seja ele de autor ou anônimo, seguindo os preceitos depurados pelo tempo e avalizada pela tradição.

“Papier à la Mode” abrange 300 anos de história da moda, contada pelos  trajes, personagens célebres, criações de estilistas ou pelas vestes das testemunhas anônimas daqueles momentos.     As referências mais antigas da coleção dizem respeito a um vestido da rainha Elizabeth I da Inglaterra, datado de 1599, a uma jaqueta inglesa de 1620 e a vestidos de 1690. O século XVIII é representado por alusões a Madame Pompadour, de 1764, a Maria Antonieta e a trajes ingleses de cidade e campo. Seu apreço pela moda do século XIX é traduzido em versões de um vestido da imperatriz Josefina, de 1810, de um traje inglês em denim para a prática de esporte, datado de 1870, e de um modelo criado por Worth em 1898. Caracteriza o início do século XX como o primado das linhas retas e da maior liberdade para o corpo feminino, exemplificando essa constatação com versões de vestidos das Irmãs Callot (ca 1908), de Poiret (1912 e 1923), de Lanvin (1924) e de Redfern (1924). A exposição encerra seu percurso pelo universo da moda, à maneira dos desfiles de moda tradicionais, com um vestido de noiva, criado por Isabelle de Borchgrave em 2000, indicação de que suas obras em papel logo se tornariam obras não apenas para serem vistas, mas também vestidas.

SERVIÇO: Exposição “Papiers à la Mode”
Curadoria: Maria Izabel Branco Ribeiro
Abertura: 11 de Outubro às 17h00 (para convidados)
Exposição: De 12 de Outubro a 14 de Dezembro de 2008
Horários: de 3ª a 6ª das 10h às 20h.
Sábados/Domingos/Feriados das 13h às 17h.
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP – Sala MAB
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
01242-902 São Paulo SP
Tel: 55 11 xx 3662-7198
Site: www.faap.br
E-mail: museu.secretaria@faap.br
ENTRADA FRANCA

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: