II Bienal Brasileira de Design é lançada com destaque para a terceira etapa de valorização do produto brasileiro no exterior

Na ocasião, estavam presentes o Ministro Miguel Jorge, o presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter, o presidente da II Bienal, Cledorvino Belini (presidente da FIAT para a América Latina), e o curador desta segunda edição, Fábio Magalhães

Investir na valorização da marca Brasil, por meio do design, a fim de agregar valor aos produtos na cadeia de desenvolvimento da indústria nacional, que iniciou exportando commodities e conquistou o mercado também com os manufaturados. Com este propósito foi lançada a II Bienal Brasileira de Design, nesta quinta-feira (2/10) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Na ocasião, estavam presentes o Ministro Miguel Jorge, o presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter, o presidente da II Bienal, Cledorvino Belini (presidente da FIAT para a América Latina), e o curador desta segunda edição, Fábio Magalhães.

A exposição que inicia no dia 8 de outubro, no Museu Nacional, em Brasília/DF e se estende até o dia 5 de novembro é uma realização do MDIC e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), por meio do Programa Brasileiro de Design (PBD), com participação do Governo do Distrito Federal (GDF), do Brasília Tur e da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal; com patrocínio master da Fiat e apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Grupo Gerdau e Sebrae.

Com otimismo, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, analisou o espaço que o design nacional conquista diariamente no mercado como algo promissor. Na opinião do ministro, as peças produzidas por profissionais brasileiros são de excelente qualidade e é preciso investir na marca Brasil com valorização do seu design. Este ano, a Bienal irá explorar a convergência entre tecnologia e arte, que contribui de forma expressiva para a competitividade da produção nacional.

“A competitividade passa pelo design. Os países mais desenvolvidos são os que mais investem nessa área”, comentou o presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter, que considera o design uma tecnologia de aprimoramento do processo produtivo e a gestão da inovação um fator-chave para o lucro futuro. “Antes, exportávamos commodities, depois passamos aos manufaturados, agora, temos a oportunidade de adicionar o design, seja nas linhas de produção, moda e tecnologia”, disse.

O presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Belini, destacou que a indústria automotiva tem grande interesse no design brasileiro. “Automóvel é arte e tecnologia e a Fiat investe e colhe frutos, já exportamos design”, assinalou. Ele adiantou que a empresa estará na mostra com um carro conceito, o FCC – Fiat Concept Car que foi desenvolvido pelo Centro Estilo Brasil e tornou-se uma das principais referências internacionais do design automotivo brasileiro.

A mostra, que tem curadoria geral de Fábio Magalhães e Auresnede Pires Stephan irá explorar a convergência entre arte e tecnologia em prol do design para a competitividade da produção nacional. O foco será em produtos escolhidos no universo industrial contemporâneo com significados sociais e econômicos para o Brasil e que intensificam a relação entre a cultura, o design e as empresas. O curador destacou que a diversidade cultural do Brasil é muito rica para o desenvolvimento do design e a mostra é uma oportunidade de apresentar esses valores.

Programação – Na programação da II Bienal Brasileira de Design uma série de atividades paralelas estão previstas com o objetivo de envolver variados públicos. Estão entre as atividades os encontros do Design Innovation Labs, com o objetivo de fomentar o design nacional, realizados em parceria com a ABDI; o Design Week Brasil, eventos regionais realizados em parceria com organizações locais: Porto Alegre/RS (Unisinos), Curitiba/PR (Positivo), Rio de Janeiro/RJ (PUC-Rio) e São Paulo/SP (Senac/SP); Clínicas de Design, orientadas com o intuito de promover a interação entre designers e empresas, desenvolvidas com Senai Nacional; e Destaque Design 2008, cujo objetivo é reconhecer os trabalhos expostos durante a mostra e conta com a parceria da Rede Design Brasil; e Circuito Design PVC, realizado em parceria com o Portal Design PVC, que irá trazer a oficina Objetos com Ar, ministrada pelo designer carioca Cláudio Martins.         

Serviço:

II Bienal Brasileira de Design

Data: de 8 de outubro a 5 de novembro

Visitação: de terça a domingo

Horário: das 9h às 19h

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Esplanada dos Ministérios)

Entrada Franca

Informações: (61) 3329.2113

Site: http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br

Ação educativa – visitas guiadas

Data: de 8 de outubro a 5 de novembro

Agendamento de visitas: (61) 3349 8124 ou pchave@gmail.com

Local: Museu Nacional

Design Innovation Labs – seminários

Data: 21 a 24 de outubro das 8h30 as 13h00

Local: Auditório do Museu Nacional

Inscrições gratuitas pelo site: http://www.bienalbrasileiradedesign.org.br

Temas: Branding e Design (21/10), Gestão do Design (22/10), Design na Era Globalizada (23/10) e Future Concept Labs (24/10).

Clínicas de Design – atendimento a empresas

Data: 23 e 24 de outubro

Local: Auditório 2 do Museu Nacional

Inscrições: mbc@capacita.com.br ou (51) 3061.3000

Temas: Vestuário e mobiliário

Circuito Design PVC

Data: 11 de outubro

Local: Restaurante do Museu Nacional

Informações: http://www.designpvc.org – As inscrições para participar já estão esgotadas.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: