Acervo Mariposa reúne profissionais da dança na Cine Olido

O Acervo Mariposa, projeto com patrocínio da Petrobras, que tem como principal objetivo a criação de uma videoteca pública especializada em dança, realiza no dia 12 de outubro, a partir das 17h, mais uma edição do projeto Lanterninha – VideoDança no Cine Olido, evento que promove encontros com profissionais do mundo da dança e o público da Galeria Olido (Avenida São João, 473, República). O evento é realizado  sempre no segundo domingo de cada mês e a entrada é gratuita.

Contando com a presença de renomados profissionais da área, que participam de um bate-papo após a exibição de vídeos que abordam a linguagem da vídeodança, o encontro tem como objetivo gerar espaço para apresentação da linguagem e disponibilizar ao público este conhecimento. Além disso, no saguão do cinema, antes de cada exibição, haverá uma projeção de trabalhos enviados por artistas e estudantes iniciantes na área.

Nesta edição, o projeto recebe a companhia inglesa DV8 Physical Theatre, que foi criada em 1986 e é reconhecida por sua postura radical e acessível. O grupo questiona a estética e os temas tradicionais da dança, apostando na clareza para transmitir idéias e sentimentos para o maior número possível de pessoas.  A companhia, liderada por Lloyd Newson, produziu 15 espetáculos ao longo destes anos, que foram aclamados pelo público, inclusive em outros países, além de cinco filmes premiados para televisão. Durante o encontro será exibido o premiado filme “The Cost of Living”, que foi dirigido por Lloyd Newson e ganhou inúmeros prêmios pelo mundo. Além disso, o encontro contará com a presença do convidado Diogo 90 e mediação de Graziela Mantoanelli.

O projeto Lanterninha – VideoDança no Cine Olido é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Acervo Mariposa, que é o responsável pelo escolha dos temas de cada encontro, selecionando os vídeos a serem exibidos, além de convidar os profissionais da área para conversar com o público.

Sobre o Acervo Mariposa
Iniciativa pioneira dirigida pela dançarina e teórica Nirvana Marinha e pela atriz Graziela Mantoanelli, o Acervo Mariposa é uma videoteca pública de vídeos de dança.

Sem fins lucrativos, o projeto cultural e educativo, patrocinado pela Petrobras, busca facilitar o acesso gratuito de vídeos digitalizados de vídeos de dança para o público nos moldes estabelecidos pelo Creative Commons (www.creativecommons.org.br), ferramenta de gerenciamento de direitos autorais em um novo sistema de copyleft, no qual o autor escolhe os símbolos de liberação do seu trabalho, limitando a sua distribuição segundo seus interesses. Com esse formato dinâmico e interativo, a iniciativa cria uma rede de comunicação em dança, que propaga e fomenta o conhecimento de uma forma acessível a todos.

Como um meio de solidificar uma política de acesso à videoteca, o projeto realiza importantes atividades culturais ligadas à dança, tais como: o V.H.S. (vídeo homo sapiens), mostra interativa de vídeos com a participação de artistas da dança; o Mariposa nos Festivais, ação em parceria com festivais de dança para promover encontros e debates acerca de vídeo e dança; e Sobredança,  parceria com faculdades de dança e centros de excelência para disponibilização de vídeos para os alunos.

O projeto prevê ainda criação de uma mini-enciclopédia wiki localizada no site do projeto (www.acervomariposa.com.br), cuja função é abrigar tanto o banco de dados dos vídeos coletados, como também um glossário de termos construídos e definidos pela visita das pessoas, assim como ocorre no sistema mundial de enciclopédia Wikipedia.

Serviço:
Laterninha – VideoDança no Cine Olido
A partir das 17h
Cine Olido – Avenida São João, 473, República – São Paulo – SP
Todo segundo domingo do mês
Entrada gratuita

Programação:
12 de outubro de 2008
Companhia DV8 Physical Theatre e Diogo 90
Vídeo “The Cost of Living”, direção de Lloyd Newson, 2007

09 de novembro
BRASIL x ARGENTINA
Compilação Mercosul de artistas latinos que trabalham com a linguagem do vídeodança.
Vídeos que serão exibidos: ”Pelo que é difícil encontra-lhes a saída”, direção de Joana de Godoy Ferraz, 2007; ”Várzea”, direção de Ricardo Iazetta e Estúdio Bijari, 2006; e “Scis”, direção de Silvina
”Mendiolaza” (el escape), direção de KRAPP, 2005.

14 de dezembro
Danc(ç)amera ?
Exibição do trabalho de André Martinez, que é administrador de empresas, especializado em planejamento, gestão de políticas e empreendimentos culturais. É autor do livro “Democracia Audiovisual”, além de possuir trabalhos com vídeos-depoimento de alguns videomakers da área.
Vídeos que serão exibidos: “Instruções para chorar”, direção de André Martinez e Cíntia Domenico, 2007; “In Vivo”, direção de André Martinez, 2007; e “As mortes de Isolda”, direção André Martinez e Cíntia Domenico, 2006.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: