A história da humanidade contada pelos vírus

Os mesmos pequenos seres que atormentam a vida do homem podem ajudar, e muito, a descobrir os passos outrora secretos de povos, civilizações e até de indivíduos. A pesquisa genética ganhou grande importância nas últimas décadas e a descoberta do vírus HIV rendeu este ano o Nobel de Medicina para Luc Montagnier e  Barré-Sinoussi

O livro A história da humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos… lançado pela Editora Contexto e escrito pelo médico infectologista Stefan Cunha Ujvari, traz a genética definitivamente para a área das ciências do homem. Com ele, desvendamos os segredos de DNAs, a semelhança oculta de doenças, as guerras terminadas com “ajuda” dos minúsculos intrusos. Também por causa dos estudos genéticos podemos conhecer tanto de uma doença descoberta há menos de três décadas: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Hoje já se sabe que o HIV existia muito antes dos anos 1980.

Assim como a aids, malária, sífilis, tuberculose, ebola, gripe, sarampo e diversos males que atacam a humanidade revelam muito mais da nossa história do que imaginamos. O autor segue os passos do homem ao longo das épocas, pelos continentes, mostra o início da utilização de vestimentas, a convivência com diversos animais, o encontro com outros seres humanos. Os microrganismos mostram a saga do homem desde muito antes de sua saída do solo africano para povoar outros continentes até as assustadoras epidemias que se alastram no século xxi.

Homens e animais nascem com pedaços de DNA de vírus passados, que estão incrustados nos nossos genomas. Atento às pesquisas mundiais mais recentes, Ujvari conta, para leigos e cientistas, como esses pequenos seres têm sido protagonistas centrais e narradores, não meros coadjuvantes, do processo histórico. O autor relata a evolução do hantavirus, escondido durante milênios. Fala da misteriosa origem da sífilis. E mostra que parasitas podem ser reveladores: o piolho, por exemplo, nos conta quando o homem começou a usar roupas.

Uma obra voltada a todos os interessados em História e Ciência. Nunca mais se poderá narrar os caminhos do homem sem antes investigar os caminhos silenciosos (ou nem tanto) desses pequenos seres. Com texto fluente e muito agradável, A história da humanidade contada pelos vírus é leitura imperdível.

Stefan Cunha Ujvari é médico infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo. Mestre em doenças infecciosas e especialista em doenças infecciosas e parasitárias pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi professor da disciplina de Emergência Médica na mesma universidade.

Serviço
Livro: A história da humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos…
Autor: Stefan Cunha Ujvari
Formato: 16 x 23 cm; 208 páginas
Preço: R$ 37,00

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: