Cineclube HSBC com a musa Jeanne Moreau

Cineclube do HSBC Belas Artes apresenta interpretações inesquecíveis da musa Jeanne Moreau

Orson Welles dizia que ela era a melhor atriz do mundo. Para François Truffaut, ela tem a capacidade rara de passar da alegria à tristeza e da depressão à cólera em segundos. Com Louis Malle, ela se casou. Por sua atuação em A Noite, de Michelangelo Antonioni, recebeu o Prêmio Jussi como melhor atriz estrangeira.

A grande musa do cinema francês, Jeanne Moreau, que neste ano completou 80 anos de vida e 60 de carreira, será a homenageada do próximo Cineclube do HSBC Belas Artes, que acontece de 07 de novembro a 04 de dezembro, com quatro dos mais representativos filmes de sua rica filmografia.

Primeiro longa-metragem do renomado diretor francês Louis Malle, Ascensor para o Cadafalso, irá abrir o circuito do Cineclube do HSBC Belas Artes. Considerada uma das primeiras obras da nouvelle vague, o filme é uma incursão pela atmosfera noir parisiense, com trilha excepcional de Miles Davis e interpretação memorável de Jeanne Moreau. 

O filme da semana seguinte,Os Amantes, é o segundo da carreira de Louis Malle, que com apenas 26 anos apresentou esta preciosa obra-prima na 15ª edição do Festival de Cinema de Veneza. Na época, a exibição causou escândalo, já que as infidelidades de uma jovem burguesa, interpretada por Jeanne Moreau, mostraram pela primeira vez no cinema a mulher sexualmente livre.
Enquanto os setores conservadores acusavam Malle de apologia ao pecado da carne, o festival lhe concedia o Grande Prêmio do Júri.

Na terceira semana do Cineclube do HSBC Belas Artes será exibido o longa-metragem A Noite, de Michelangelo Antonioni, considerado um marco do cinema moderno. Este é o segundo filme da célebre trilogia da incomunicabilidade, formada ainda por A Aventura e O Eclipse.

A última semana da sessão cinéfila exibe Jules e Jim, Uma Mulher para Dois, de François Truffaut, clássico do cinema francês que influenciou toda uma geração e se tornou um dos filmes mais importantes de todos os tempos.

Baseado no romance de Henri-Pierre Roché, que Truffaut encontrou em um sebo de Paris, o longa-metragem é um dos pontos altos da carreira de Jeanne Moreau, que interpreta a impulsiva Catherine, que vive um triângulo amoroso com os inseparáveis amigos Jules (Oskar Werner) e Jim (Henri Serre). Na efervescente capital francesa, eles se apaixonam por Catherine, que se casa com Jules, porém Jim não medirá esforços para mostrar este amor.

Filmes selecionados:

-Ascensor para o Cadafalso, de Louis Malle: de 07 a 13 de novembro;
-Os Amantes, de Louis Malle: de 14 a 20 de novembro;
-A Noite, de Michelangelo Antonioni: de 21 a 27 de novembro;
-Jules e Jim, Uma Mulher para Dois, de Fran?ois Truffaut: de 28 de novembro a 04 de dezembro.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: