Adorno mostra, em As estrelas descem à Terra, como o esclarecimento pode recair no mito

Livro inaugural da Coleção Adorno, As estrelas descem à Terra aborda temas tradiconalmente ligados ao “núcleo duro” do pensamento do filósofo, como a interpenetração entre o racional e o irracional, o processo de dominação característico do capitalismo tardio e a cultura de massas. Analisando o conteúdo da coluna astrológica de Carroll Righter, consultor de vários atores e atrizes de Hollywood, no Los Angeles Times dos anos 50, Adorno busca entender o que este tipo de publicação significa em termos da reação dos leitores, tanto em um nível aparente e evidente como em um nível mais profundo.

Adorno mostra a tendência do esclarecimento de recair na mitologia justo quando a racionalidade que lhe dá suporte se encontra plenamente desenvolvida. Como coloca Rodrigo Duarte, na apresentação à edição brasileira, “isso explicaria porque a enorme obscuridade de tudo que se relaciona com a astrologia (e com outras expressões de “ocultismo”) coexiste tão pacificamente com a extrema racionalidade tecnológica que ocupa tão grande espaço em nossas vidas, no mundo contemporâneo”.

Outro ponto que chama a atenção na análise de Adorno é a exploração da fraqueza do ego de seus leitores, correspondente a “uma situação de fragilidade social e econômica real, que se tornou a segunda natureza das camadas mais amplas das sociedades capitalistas tardias”. Além, é claro, da associação que faz da astrologia com a cultura de massas, “fábrica de sonhos” que oferece uma irracionalidade cuidadosamente preparada e pré-digerida e tende a eliminar a distinção entre fato e ficção.

Coleção Adorno – Empreendimento editorial que visa fornecer ao leitor brasileiro, de maneira padronizada, os principais textos publicados por Adorno. Serão editados os trabalhos mais importantes ainda não publicados em português, assim como novas traduções, em quatro coletâneas: Escritos sobre música, Escritos sobre sociologia, Indústria cultural e Escritos de psicologia social e psicanálise. Todos seus volumes são acompanhados por uma Introdução que contextualiza a obra no interior da experiência intelectual adorniana, atualiza os debates dos quais ela fazia parte e expõe os desdobramentos e influências da referida obra no cenário intelectual do século XX.

Título: As estrelas descem à Terra: A coluna de astrologia do Los Angeles Times, um estudo sobre superstição secundária
Autor: Theodor W. Adorno
Tradução: Pedro Rocha de Oliveira
Número de páginas: 194
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32
ISBN: 978-85-7139-862-7

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: