Ana Maria Machado apresenta seus contos inesquecíveis

Mesmo sem se considerar uma leitora habitual de contos, a escritora Ana Maria Machado, instada a organizar uma antologia de narrativas breves, surpreendeu-se com a presença de muitas histórias desse tipo entre as suas mais caras recordações de leitura. Trata-se, reconhece ela, de um gênero difícil, que não admite o supérfluo nem perdoa o desperdício, como se o contista tivesse de escrever o tempo todo “com um bisturi”, em busca daquele máximo de concentração sem o qual o texto não decola.

Leitora atenta e exigentíssima, Ana aceitou o desafio e selecionou, com base no critério do afeto e da memória,
14 contos para inaugurar a coleção Leituras de Escritor, o mais recente lançamento de Edições SM. Assim foram surgindo nomes como os de Machado de Assis, Gabriel García Márquez, Somerset Maugham, Virginia Woolf, Rubem Fonseca e Francis Scott Fitzgerald, entre outros expoentes da literatura brasileira e mundial. Ao final de cada história, há uma pequena nota com informações biográficas sobre o autor e sua obra, seguida de um comentário da organizadora, com observações sobre a estrutura narrativa, o estilo, a linguagem, esboços interpretativos etc.

Lançada sob o selo Comboio de Corda – que visa estimular o contato da criança e do jovem com diferentes gêneros textuais (como poesia, teatro e conto) –, a série Leituras de escritor é composta por antologias elaboradas por um leitor privilegiado; um leitor que, sendo também escritor, debruça-se sobre a produção alheia impelido por questões que podem dizer respeito às suas próprias inquietações criativas. Além do volume organizado por Ana Maria Machado, a série conta ainda com outros dois, organizados por Luiz Ruffato e Moacyr Scliar.

Sobre a organizadora – Nascida em Santa Teresa, Rio de Janeiro, Ana Maria Machado é escritora, jornalista e professora. Autora de mais de 100 títulos, publicados em cerca de 20 países, foi vencedora do prêmio Hans Christian Anderson em 2000. Em 2001, obteve da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis. Dois anos depois, foi eleita membro da instituição.

Sobre a ilustradora – Thais Beltrame formou-se em Artes Plásticas pelo Columbia College, de Chicago e fez cursos no City College de San Francisco. Já participou de exposições coletivas por todo o mundo. Como ilustradora, teve trabalhos publicados em revistas como Superinteressante, Trip, Vida Simples e Zupi.

Título: Leituras de Escritor – Ana Maria Machado
Organização: Ana Maria Machado
Ilustração: Thais Beltrame
Número de páginas: 256
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 30
ISBN: 978-85-60820-27-6
Edições SM

Anúncios

1 comment so far

  1. lucas on

    oi!
    queria saber um pouco da sua vida!
    eu tenho 56 anos
    tenho 3 filhos sou casado!
    se vc que ser me conher entra no meu msn!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: