Yolima Reyes mostra pinturas do cotidiano colombiano

Artista mostra retratos em acrílica sobre lona de situações de extrema violência

e de inocência em séries de pequenos formatos. Curador Ricardo Resende ressalta

paralelo com a cidade de São Paulo. Abertura no dia 26 de novembro, quarta-feita.

O dconcept escritório de arte inaugura no dia 26 de novembro, quarta-feira, às 17 horas, a exposição individual “Sorbitos”, da artista colombiana Yolima Reyes. Em sua primeira mostra no Brasil, a artista, residente em Cali, apresenta duas séries de pinturas de pequenos formatos em acrílica sobre lona com curadoria do brasileiro Ricardo Resende.  Fica em cartaz de 26 de novembro a 31 de dezembro de 2008.

A série “Sorbitos” (“Golinhos”, em português), que empresta título à mostra, tem 9 por 4 centímetros e retrata uma realidade metropolitana cruel que, segundo a artista “de tão dura, deveria ser bebida depois de liquidificada em pequenas doses para se tornar digerível”. Nela, estão representados homens, mulheres e crianças em situações de violência, preconceito racial, ameaça armada e mesmo luto. Em “Juegos de Niños” (“Brincadeiras de Crianças”), por outro lado, Yolima Reyes retrata com a mesma dramaticidade pictórica as brincadeiras e os jogos de rua de crianças.

São cenas antagônicas, retratadas pela artista durante trajetos feitos em ônibus dentro da cidade de Cali (Santiago de Cali), uma dinâmica, porém violenta metrópole de 2,7 milhões de habitantes localizada no departamento de Valle del Cauca, no oeste da Colômbia.

Segundo Resende, em texto de apresentação da mostra, a lógica da ganância dentro do sistema capitalista e a crise da utopia humanista produzem situações análogas a estas retratadas pela artista em qualquer lugar do mundo, daí o interesse do curador em realizar a mostra em São Paulo, cidade onde, segundo ele, vivemos uma realidade que nos aproxima da cidade de Cali. ­­­

“As pinturas são delicadas, de simples resolução, nada mais que pequenas janelas do mundo físico e real. Arquivo ou narração do cotidiano. São figuras espectrais, quase sombras humanas vistas de dentro destas cidades. Funcionam como frames de um filme trágico já por demais conhecido”, arremata o curador.

Yolima Reyes

Nasceu e reside em Cali, Colômbia. É graduada em Artes Plásticas pelo Instituto Popular de Cultura e tem especialização em Informática Educativa pela Universidad Católica Lumen Gentium, também em Cali. Realizou exposições individuais no centro Cultural Colombo-Americano, Centro Cultural de Cali, Hotel Casa del Alferes, entre outros espaços. Dentre as coletivas, destacam-se aquelas realizadas na Universidade de Santiago de Cali e no Museu de Arte Moderna “La Tertulia”.

dconcept escritório de arte

Localizado na charmosa e histórica vila projetada por Flávio de Carvalho na Alameda Lorena, nos Jardins, o dconcept escritório de arte tem um dos menores espaços expositivos da cidade de São Paulo, com aproximadamente 14 metros quadrados, e pé-direito de 5 metros. Dirigido por Cecília Isnard desde 2005, o dconcept foge à proposta tradicional das galerias de arte, promovendo mostras individuais de artistas contemporâneos em lugares alternativos e na diminuta sala, fomentando o vanguardismo artístico em montagens desafiadoras que ressaltam a singularidade das obras.

Serviço:

Exposição: Sorbitos (pintura em acrílica sobre lona), individual da artista colombiana Yolima Reyes
Abertura:  26 de novembro, quarta-feira, das 17 às 21 horas
Exibição: de 26 de novembro a 31 de dezembro de 2008
Horários: Ter. a sex., das 14 às 19 horas; sáb., das 15 às 18 horas
Curadoria de Ricardo Resende

dconcept escritório de arte
Alameda Lorena, 1.257,G 1, Jardim Paulista, São Paulo

Tel. (11) 3085 5006

http://www.dconcept.net

Entrada franca

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: