Exposição de Saramago em SP

O Instituto Tomie Ohtake, orgulhosamente, foi escolhido pela Fundação César Manrique, com apoio do Ministério da Cultura de Portugal, para abrigar no Brasil a bem sucedida mostra José Saramago: a consistência dos sonhos, que será inaugurada com a presença do consagrado escritor português. Organizada e produzida pela Fundação César Manrique, com a colaboração da Fundação José Saramago, a exposição, patrocinada no país pela MAPFRE, foi exibida anteriormente na ilha Lanzarote, nas Ilhas Canárias, e na capital portuguesa, no final de 2007 e em meados de 2008 respectivamente. 

Com curadoria de Fernando Gómez Aguilera, diretor da Fundação César Manrique, José Saramago: a consistência dos sonhos, dedicada ao Prêmio Nobel de Literatura (1998), analisa obra e vida do escritor tanto da perspectiva de sua transcendência no mundo da literatura universal como de sua dimensão sociopolítica. Concebida por ocasião do 85º aniversário do autor de Ensaio sobre a Cegueira, a mostra é resultado de dois anos de intenso trabalho de investigação, não apenas desde o momento do reconhecimento internacional, a partir de 1982, mas também abordando períodos menos conhecidos de sua trajetória.

A exposição reúne em torno de 500 documentos originais, entre eles, poesias inéditas, e outros tantos digitalizados que são apresentados através de um desenho inovador que combina os recursos convencionais com os suportes digitais e audiovisuais, empregando mais de 50 monitores. O abundante material traz obras inéditas, manuscritos, notas pessoais, primeiras edições, traduções, fotografias, vídeos, gravações originais, etc, que traçam a vida literária do escritor, assim como exploram as chaves de seu imaginário.

Seguindo uma ordem cronológica, a mostra é pontuada por quatro instalações desenvolvidas por Charles Sandison especialmente para o projeto. Conhecido internacionalmente desde a sua participação na Bienal de Veneza em 2001, o artista escocês, que vive na Finlândia, a partir de programas de computador criados por ele e utilizados como suporte de sua obra, gera projeções sobre telas ou sobre as paredes (Jangada de pedra, Todos os nomes, Manual de pintura e caligrafia e Hermes).

A mostra reúne ainda brasileiros, como Jorge Amado, Nélida Piñon e Caetano Veloso em fotos ao lado de Saramago e ressalta a sua amizade com o fotógrafo Sebastião Salgado.

Contribuir para a formação de cidadãos e a democratização do acesso à cultura foram os objetivos que mobilizaram a MAPFRE a apoiar este projeto. “A grandiosidade da proposta e do escritor também nos sensibilizaram. É uma oportunidade única de trazer ao Brasil uma coleção tão notável”, destacou o presidente do Grupo MAPFRE no Brasil, Antonio Cássio dos Santos.

Exposição: José Saramago: a consistência dos sonhos

Abertura: 28 de novembro de 2008, às 20h

Até 15 de fevereiro de 2009, de terça a domingo das 11h às 20h – Entrada franca

Patrocínio: MAPFRE

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) – Pinheiros SP

Fone: 11.2245-1900

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: