Napoleão: o imperador que virou mito

Passados quase 200 anos de sua morte, Napoleão Bonaparte ainda desperta o imaginário de historiadores, jornalistas, políticos e apaixonados pela história mundial e continua referenciado pelo seu gênio militar e político. Em Napoleão, lançamento da Editora Unesp, Thierry Lentz vai além de uma simples biografia cronológica e propõe uma reflexão sobre a vida, obra e herança deste personagem emblemático da história ocidental.

Lentz evita as paixões que envolvem as obras do passado para levar adiante a complexa tarefa de compreender esta figura mítica e como o Império que ele construiu passou do apogeu à queda em apenas cinco anos. A cada novo capítulo, interessantes fatos sobre Napoleão são apresentados, como sua admiração por Carlos Magno e a relação conflitante com o papa.

Esta síntese transparente da vida de Napoleão mostra como os conflitos ritmaram a sua ação política, mesmo que sua história não se resuma em uma série ininterrupta de guerras. Napoleão entendia o confronto armado como ferramenta necessária para impor à força um novo modo de governar, transformando assim não apenas a nação francesa, mas toda a Europa.

Mais do que um estudo sobre seus feitos e atitudes, Napoleão traz linhas de reflexão sobre a biografia deste personagem que excede bastante a aventura individual. Um homem versátil e capaz de se adaptar a diferentes situações, cuja “política é de governar os homens como a maioria exige. Está aí, creio eu, a maneira de reconhecer a soberania do povo. Foi em me passando por católico que acabei com a guerra de Vendéia, me passando por muçulmano que me estabeleci no Egito, me passando por ultramontano que ganhei as pessoas na Itália. Se eu governasse um povo judeu eu restabeleceria o templo de Salomão”.

Sobre o autor – Thierry Lentz é diretor da Fundação Napoleão e responsável pelos cursos no Celsa (Paris iv-Sorbonne). Ele é autor de várias obras sobre o período napoleônico, entre elas Le Grand Consulant, 1799- 1804 (Fayard, 1999).

Título: Napoleão
Autor: Thierry Lentz
Tradução: Constância Egrejas
Número de páginas: 182
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 24
ISBN: 978-85-7139-846-7

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: