Antologia de Luiz Ruffato reúne mestres da narrativa breve em lançamento de Edições SM

Menino pobre, com pais à margem da cultura letrada (filho de uma lavadeira analfabeta e de um pipoqueiro semi-analfabeto), um dia o escritor Luiz Ruffato – então um tímido adolescente de 13 anos –, tentando escapar dos colegas, encontrou refúgio na biblioteca da escola. Ali, ao aceitar um livro das mãos da bibliotecária, ele descobriu um mundo que ia muito além de Cataguases (MG), sua cidade natal. Tal descoberta marcou-lhe irremediavelmente o destino e o levou, muitos anos e livros mais tarde, a dedicar sua vida à literatura.

Ciente, portanto, do poder transformador da leitura, de que ele mesmo é prova viva, Luiz Ruffato, um dos mais talentosos autores da ficção brasileira contemporânea, responde agora pela organização de uma antologia de contos dentro da série Leituras de escritor, lançamento recente de Edições SM. Tal antologia, especialmente elaborada para jovens leitores, mescla autores estrangeiros (como Julio Cortázar, Juan Rulfo, Katherine Mansfield e Luigi Pirandello…) e nacionais (como Machado de Assis, João Antônio e Ivan Ângelo, entre outros), todos mestres na arte da narrativa breve.

Mais de metade dos textos é protagonizada por crianças e adolescentes e boa parte deles tematiza problemas sociais, como a pobreza, o racismo, o trabalho infantil, entre outros. Além disso, ao longo do livro, é enorme a variedade de tom e estilos, que vai do humor pirandelliano ante as agruras de um pobre professor que dá a melhor aula de sua vida a uma platéia-fantasma (“A heresia cátara”), à ternura veterinária de João Alphonsus (“Galinha cega”), passando pelo realismo fantástico presente nas narrativas de Kafka (“Um artista da fome”) e de Lygia Fagundes Telles (“O jardim selvagem”).

Lançada sob o selo Comboio de Corda – que visa estimular o contato da criança e do jovem com diferentes gêneros textuais (como poesia, teatro e conto) – , a série Leituras de escritor é composta por antologias elaboradas por um leitor privilegiado; um leitor que, sendo também escritor, debruça-se sobre a produção alheia impelido por questões que podem dizer respeito às suas próprias inquietações criativas. Além do volume organizado por Luiz Ruffato, a série conta ainda com outros dois, organizados por Moacyr Scliar e Ana Maria Machado.

Sobre o organizador – Luiz Ruffato é mineiro de Cataguases, reside há vários anos na cidade de São Paulo. Contista, romancista, poeta e ensaísta, Ruffato é autor, entre outros títulos, de Eles eram muito cavalos e Mamma son tanto felice.

Sobre a ilustradora – Mariana Zanetti é arquiteta e artista plástica, ilustradora de livros para jovens e crianças, entre os quais Zoo, de Fabrício Corsaletti, e O anjo do Lago, de Socorro Aciolly.

Título: Leituras de Escritor – Luiz Ruffato
Organizador: Luiz Ruffato
Ilustração: Mariana Zanetti
Número de páginas: 176
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 30
ISBN: 978-85-60820-25-2
Edições SM

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: