Sessão especial do filme Atos dos Homens discute os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Exibição do documentário de Kiko Goifman, no dia 11 de dezembro, completa série de eventos promovidos pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos. 

No próximo dia 11 de dezembro, às 21h30, acontece no Cine Bombril (Av. Paulista, 2073), uma sessão especial do documentário Atos dos Homens, do cineasta Kiko Goifman. A exibição faz parte da série de eventos promovidos pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos para o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O filme, lançado no Festival de Berlim de 2006 e ainda inédito nas salas de cinema do Brasil (só troquei a ordem), ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival de Nates. É o segundo longa-metragem dirigido por Kiko Goifman, cineasta que acaba de ser premiado como o grande vencedor do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com o filme “FilmeFobia”.

Em Atos dos Homens, Goifman aborda a desigualdade social e a banalização da morte em comunidades do Rio de Janeiro. O que seria um documentário a respeito de sobreviventes de massacres no Brasil se transformou em um raio X da violência na Baixada Fluminense. Em 31 de março de 2005, um mês antes do início das filmagens, um massacre nas cidades de Nova Iguaçu e Queimados mudaria o argumento do projeto. A realidade fez com que o foco fosse direcionado ao cotidiano dos moradores daquela região: o extermínio, os matadores e o desejo de viver dos moradores da Baixada Fluminense.

Festivais e Prêmios:

– Melhor Documentário no Festival 3 Continents de Nantes, França.

– Festivais: Berlinale, É tudo Verdade, Mostra Internacional de São Paulo, Festival do Rio, Locarno.

Frases sobre o filme:

“Goifman é uma das figuras mais interessantes do cinema brasileiro atual”

Luiz Carlos Merten – O Estado de S. Paulo

“Um ano depois da tragédia, seu melhor relato”

Jaime Biaggio – O Globo

“O depoimento de um matador é impressionante”

Deborah Young – Variety

Cotação máxima ****

Pedro Butcher – Folha de S. Paulo

Sobre o diretor Kiko Goifman

Antropólogo pela UFMG e Mestre em Multimeios/UNICAMP. Autor do livro e CD-ROM “Valetes em slow-motion” vencedor do Grand Prix Mobius Paris/98 e obra do acervo do Centro Georges Pompidou em Paris. Artista do núcleo de net art da 24a. e 25a. Bienais de SP. Homenageado do Festival de Cinema de Tiradentes/2002, Mostra do Audiovisual Paulista/2003, Festival de Toulouse/2005, Festival Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira/2005 e Festival de Tampere/2006. Entre os filmes recentes que dirigiu destacam-se os longas-metragens “33” (Festival de Locarno, Rotterdam, Marseille e NoirFest (Itália). Prêmio de distribuição da Hubbert Bals Fund. Melhor roteiro do cinema paulista de 2004, FIESP/SESI. Entre os melhores filmes – votação do público – na  Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2003). Em 2008, Kiko lançou seu primeiro filme de ficção “FilmeFobia”, com estréia internacional no Festival de Locarno, Suíça e estréia nacional no Festival de Brasília, no qual foi o grande vencedor com 5 prêmios, entre eles o de Melhor Filme.

Sobre o Fundo Brasil de Direitos Humanos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação de direito privado, 100% brasileira, que visa contribuir para a promoção dos direitos humanos no Brasil. Com uma proposta inovadora, pretende impulsionar as atividades de pessoas e pequenas organizações da sociedade civil voltadas para a promoção e defesa dos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis de doação de recursos. O compromisso da fundação é fortalecer especialmente aqueles que possuam condições de fazer a diferença e de colocar em prática propostas criativas, com grande potencial de impacto local na luta contra a discriminação e a violência institucional.

Sessão especial do documentário Atos dos Homens

Quando: 11 de dezembro, às 21h30

Onde: Cine Bombril – Sala 2 – Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073

Entrada Franca – retirar os ingressos na bilheteria 1 hora antes da projeção

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: