Terceira edição do Projeto Portfólio abriga exposição em São Paulo

s artistas Adriano Motta (pintura – Rio de Janeiro), Nove (graffiti – São Paulo) e Federico Lamas (audiovisual – Buenos Aires) são os convidados da terceira edição do Projeto Portfólio, que abre as portas para visitação mediante agendamento a partir da próxima sexta-feira (05), em São Paulo, com entrada gratuita.

O Projeto Portfólio é uma iniciativa da agência de comunicação integrada Aktuell, sediada na capital paulista, que tem como objetivo integrar a arte contemporânea ao seu ambiente de trabalho de forma permanente, ao mesmo tempo em que promove uma reflexão sobre a produção artística contemporânea.

Dividido em três propostas (a Galeria Parede, de artes bidimensionais; a Galeria Elevador, dedicada ao audiovisual; e a Galeria Muro, voltada à arte urbana), o Projeto Portfólio abriga exposições regulares de novos nomes relevantes das artes visuais.

Passadas as duas primeiras edições desta plataforma de artes visuais, que recebeu criações de nomes como Felipe Morozini, Letícia Ramos, Emerson Pingarilho e Luiz Roque, o Projeto Portfólio abre agora uma nova temporada de arte que se estende na agência até fevereiro de 2009.

Segundo o diretor da Aktuell, Rodrigo Rivellino, investir em arte é uma maneira da agência ir além das referências culturais cotidianas. “Qualquer agência que se preze precisa respirar um ambiente de arte e de idéias autônomo às suas necessidades comerciais, por isso o desenvolvimento deste projeto permanente de artes visuais ocupando os espaço da agência com total respeito às obras dos artistas”, pontua.

Sobre os artistas da temporada:

GALERIA PAREDE: ADRIANO MOTTA

Adriano Motta nasceu em 1975 em Oklahoma (EUA), mas atualmente vive e trabalha como designer no Rio de Janeiro. Formado em desenho industrial no Brasil, tem diversas especializações através da School of Visual Arts de Nova York nas áreas de tipografia, design bi-dimensional, teoria das cores e serigrafia. Foi no contexto desta temporada de estudos nos Estados Unidos que Motta fez sua primeira exposição, em 2002.

Para o Projeto Portfolio, ele traz do Rio séries de pinturas como “Ficção Científica”, que destacam sua proposta de reconstrução de signos em busca de um novo sentido para eles. “Ficção…” parte de imagens coletadas em enciclopédias e livros de história que, submetidas a desarticulações, são jogadas para um outro contexto de significado. Este “cut and paste intuitivo” justapõe elementos complementares de forma irregular, produzindo ambientes que hora remetem a desastres tecnológicos, hora sugerem utopias intangíveis

http://www.durexart.com.br

GALERIA ELEVADOR: FEDERICO LAMAS

Federico Lamas nasceu em Buenos Aires (Argentina) em 1979. É designer, artista visual e VJ, além de trabalhar como diretor de arte em publicidade em seu país de origem. Seu repertório de realizações audiovisuais incluem videclipes, curta-metragens, vídeos experimentais e VJ sets.

Trabalha regularmente com a banda de rock Mataplantas, criando todo o seu imaginário visual, além de outros grupos da cena independente de Buenos Aires. É VJ residente e um dos produtores da Festa Hey, que acontece sempre às vésperas de feriados na capital argentina e reúne shows surpresa, performances e cenografias diferenciadas a cada edição.

Seu trabalho autoral se desdobra sobre estas vertentes, incluindo animações e vídeos híbridos que ultrapassam as classificações de gênero. Como resultado, o trabalho de Lamas já foi exibido em festivais de cinema, de arte eletrônica e de videoarte, além de galerias e museus – muitas vezes, com sua interferência ao vivo sobre as obras, ampliando a experiência fechada de um criação já pronta e em exibição. Foi residente de projetos de fomento audiovisual na Alemanha (Cityzooms – Hannover) e no Brasil (Videobrasil – Prince Claus Fund for Culture and Development) e traz para o Projeto Portfolio algumas de suas criações aplicadas sobre diferentes plataformas.

http://www.flickr.com/federicolamas

GALERIA MURO: NOVE

Grafiteiro desde 1999, Nove é conhecido por sua técnica primorosa e pela influência da natureza e da tecnologia em sua arte. Telas, madeira e sucata são seus suportes – além, é claro, da rua, ambiente onde pinta constantemente.

A arte de Nove retrata o cotidiano com psicodelia, criando ambientes totalmente nonsense. Elementos como grafismos e cores vibrantes remetem à linguagem tecnológica, enquanto a natureza é vista em pessoas, galhos e elementos orgânicos.

O universo criativo de Nove materializa o contraste entre o digital e o natural da vida moderna, nos fazendo refletir sobre o que é puro e o que é artificial – proposta que o levou a desenvolver, além de oficinas e workshops de graffiti, trabalhos profissionais para marcas como Colcci, Rede Globo, Itaú Cultural, Ellus e AmBev. Para o Projeto Portfolio, Nove desenvolve um painel inédito, concebido e aplicado diretamente na área externa da agência.

http://www.flickr.com/digitalorganico
http://www.myspace.com/digitalorganico

O QUÊ: Terceira temporada do Projeto Portfólio, plataforma de exposições de artes visuais da agência Aktuell, com obras de Adriano Motta (pintura – Galeria Parede), Nove (graffiti – Galeria Muro) e Federico Lamas (audiovisual – Galeria Elevador)

QUANDO: Aberto para visitação mediante agendamento (pelo telefone [11] 3775.9889) de 05 de Dezembro 27 de Fevereiro de 2009

ONDE: Aktuell – Rua Edson 11, esquina Av. Santo Amaro – Campo Belo / São Paulo

QUANTO: Grátis

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: